Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo alerta no RS: previsão de chuva com vento e granizo para o extremo sul do estado

    Aviso do Inmet para o Rio Grande do Sul abarca cidades como Pelotas, Rio Grande, Bagé e Uruguaiana

    Henrique Sales Barrosda CNN São Paulo

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde deste domingo (5), um alerta de perigo potencial para tempestade no extremo sul do Rio Grande do Sul, em uma região que abarca cidades como Pelotas, Rio Grande, Bagé e Uruguaiana.

    O Inmet prevê chuvas de 20 a 30 mm/h na região, com o total de água acumulado em 24 horas podendo chegar a 50 mm. Ventos entre 40 e 60 km/h e quedas de granizo também devem ocorrer na área.

    O “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos” é “baixo”, segundo o órgão. Ainda assim, o Inmet emitiu as seguintes instruções para a população:

    • Em caso de rajadas de vento, não busque abrigo embaixo de árvores: o risco de quedas e descargas elétricas, mesmo que seja baixo, ainda existe;
    • Não estacione veículos em áreas próximas de torres de transmissão de energia e placas de propaganda, dado o risco de queda;
    • Evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados a tomadas, como celulares e notebooks em carregadores.

    O alerta vale até o 12h (horário de Brasília) desta segunda-feira (6). Em caso de dúvidas, o Inmet orienta a população a buscar mais informações junto à Defesa Civil (disque 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

    Mapa do Inmet mostra área sob alerta
    Mapa do Inmet mostra área sob alera; clique aqui e veja a lista de cidades sob aviso / Reprodução/Inmet