Alta da média móvel de mortes por Covid, chegada de frente fria no Sul e mais de 8 de fevereiro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O aumento da média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil, com os maiores índices em quase seis meses, e a chegada de uma forte frente fria no Sul, com previsão de geada para dois estados, estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 8 de fevereiro.

Média móvel da Covid-19

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil chegou ontem (7) a 783 óbitos por dia, atingindo o maior patamar desde 20 de agosto do ano passado. Já a média móvel de casos, no entanto, teve queda para 167.550, chegando ao menor número desde 26 de janeiro. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Saque do PIS/Pasep

Começa nesta terça-feira o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente a 2020 para trabalhadores da iniciativa privada. O valor do benefício pode chegar a até um salário mínimo – R$ 1.212. Para ter direito ao dinheiro, o trabalhador precisa obedecer uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência, como estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos.

FGTS por calamidade na Bahia

Moradores das cidades de Porto Seguro e Wenceslau Guimarães, na Bahia, poderão sacar a partir de hoje o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de calamidade, após as fortes chuvas que atingiram o estado nordestino nos últimos dois meses. Segundo a Caixa Econômica Federal, outros 35 municípios baianos e também de Minas Gerais já receberam a mesma autorização, com valor máximo de retirada estipulado em R$ 6.220.

Tensão no Leste Europeu

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou esperar que a situação envolvendo a Ucrânia possa ser resolvida “pacificamente”. Após se encontrar com o líder francês Emmanuel Macron em Moscou, Putin garantiu que a Rússia “fará de tudo para conseguir compromissos de segurança na Europa que agradem a todos“. Cerca de 100 mil soldados foram deslocados próximos à fronteira com o país vizinho nas últimas semanas.

Chegada de frente fria

Após semanas de calor intenso, o Sul do país está em alerta para fortes quedas de temperaturas nesta semana, com a chegada de uma frente fria e um ciclone extratropical na região. Nesta terça, a previsão do tempo inclui até mesmo geada em algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN