Análise: Redução de chuvas na região Norte pode causar desmatamento
Redução das chuvas na região Norte devido ao El Niño pode facilitar queimadas e aumentar o desmatamento, alerta Pedro Côrtes ao Live CNN
A Amazônia registrou uma queda de 17% no desmatamento durante o primeiro trimestre de 2026, segundo dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Apesar do resultado positivo, especialistas alertam que a tendência de redução pode ser revertida nos próximos meses devido às condições climáticas previstas para a região.
Pedro Côrtes, analista de Clima e Meio Ambiente da CNN Brasil, explica que, embora a tendência de redução do desmatamento seja clara, março apresentou um repique nos índices. "Isso mostra que nós temos que nos manter extremamente atentos a isso", alertou Côrtes durante o Live CNN desta terça-feira (28).
O analista ressalta que a fiscalização não pode ser reduzida mesmo com os resultados positivos. "Se a gente tiver qualquer vacilo, o desmatamento pode voltar a crescer", afirmou Côrtes.
Uma das principais preocupações é entrada do fenômeno El Niño, que deve provocar uma redução significativa das chuvas na região Norte. "Isso pode levar a episódios como os que tivemos recentemente, onde os rios amazônicos perderam capacidade de navegação", explicou Côrtes, lembrando situações anteriores em que rios se transformaram em lamaçais.
Com a floresta perdendo umidade, aumenta consideravelmente o risco de incêndios florestais. "Especialmente considerando que a queimada é uma técnica utilizada para o desmatamento", destacou o especialista.
O Brasil assumiu o compromisso internacional de zerar o desmatamento até 2030, meta que exigirá esforços contínuos de fiscalização e políticas públicas efetivas. Os dados da Imazon são divulgados mensalmente, permitindo um acompanhamento constante da evolução do desmatamento na região amazônica.


