André Mendonça no STF, restrição de voos pela Ômicron e mais de 2 de dezembro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A aprovação de André Mendonça para a vaga de ministro no STF e a solicitação da Anvisa de restrição de voos de mais quatro países africanos estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 2 de dezembro.

André Mendonça

Após oito horas de sabatina no Senado, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça foi aprovado para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal por 47 votos a 32. Em discurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Mendonça reafirmou compromisso com a democracia e a defesa do estado laico, após polêmica envolvendo caráter religioso da indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

PEC dos Precatórios

Com a sabatina de Mendonça, a votação da PEC dos Precatórios no Senado foi adiada novamente, com nova análise marcada para hoje. A proposta tem como objetivo o financiamento do Auxílio Brasil, o novo programa social que substitui o Bolsa Família, cuja MP também circula na Casa.

PIB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre de 2021. A expectativa do mercado é de estagnação da economia nacional. Em uma pesquisa encomendada pela CNN, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) prevê uma queda de 0,1% do índice em comparação com os três meses anteriores.

Restrição de voos

Para evitar a propagação da variante Ômicron, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou ao Governo Federal a restrição de voos de mais quatro países africanos: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. Até agora, seis países – África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue – foram alvos da ação, anunciada no último dia 26.

Réveillon em SP

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que “não é hora” para a realização das festas de Réveillon e que é preciso reavaliar o Carnaval. O tucano também informou que o comitê científico do estado deve divulgar nesta quinta um novo panorama sobre a pandemia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

Mais Recentes da CNN