Anvisa libera autotestes de Covid, queda no desemprego e mais de 28 de janeiro

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Fernanda Pinottida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libera uso de autoteste de Covid-19 no Brasil e a queda na taxa de desemprego estão entre os destaques de 28 de janeiro de 2022.

Autotestes de Covid-19

A Anvisa liberou a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. As empresas terão que pedir registro dos produtos e a medida vale apenas para os testes de antígeno, não se aplica aos testes RT-PCR.

O Ministério da Saúde vai incluir orientações sobre uso dos produtos em atualização do Plano Nacional de Testagem.

Ômicron em São Paulo

O coordenador-executivo do Comitê Científico do estado de São Paulo, João Gabbardo, afirmou à CNN, na manhã desta sexta-feira (28), que o pico de internações de Covid-19 gerado pela variante Ômicron deve ser atingido em três semanas. Desta maneira, veríamos uma possível queda na ocupação dos leitos e “situação mais tranquila” em março.

Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12,4 milhões de brasileiros. Os dados foram divulgados nesta sexta (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PEC dos Combustíveis

O governo federal discute desidratar a PEC dos Combustíveis e manter apenas a redução dos tributos sobre o diesel. Segundo apuração do analista de política da CNN Gustavo Uribe, o tema foi discutido no Palácio do Planalto e ainda não houve consenso sobre o formato final da proposta.

Teste de míssil na Coreia do Norte

A Coreia do Norte fez testes de um míssil de cruzeiro de longo alcance e um míssil taticamente guiado esta semana, enquanto o líder Kim Jong Un visitou uma fábrica de munições que está produzindo um grande sistema de armas. As tensões no país estão em alta por conta da série de testes feitos neste ano, sendo considerada a maior sequência de lançamentos já feitos em um mês.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN