Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após tempestades, Inmet alerta para geadas na região Sul nos próximos dias

    Ar seco e as noites mais longas são fatores que contribuem para esse fenômeno

    Geada no Rio Grande do Sul
    Geada no Rio Grande do Sul Iara Krisna/Sobradinho-RS

    Thomaz Coelhoda CNN*

    A região Sul do Brasil tem previsão de geadas para os próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após a passagem de uma frente fria, provocando chuvas intensas e tempestades em partes de Santa Catarina e Paraná nesta noite de terça-feira (16), uma massa de ar frio e seco avançará sobre o oeste do Rio Grande do Sul, devido ao avanço de um sistema de alta pressão atmosférica.

    O Inmet alerta para a possibilidade de geada fraca nas madrugadas de 18, 19 e 20 de abril, particularmente nas regiões mais altas do planalto e da serra entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. A instituição enfatiza que o ar seco e as noites mais longas são fatores que contribuem para esse fenômeno durante o período.

    Entre segunda e terça-feira, as estações meteorológicas automáticas do Inmet, situadas em municípios do Rio Grande do Sul, registraram altos volumes de chuva, com destaque para Santiago, onde foram contabilizados 128 milímetros, São Luiz Gonzaga com 100 milímetros, e Caçapava do Sul, com 93,8 milímetros.

    Apesar das chuvas intensas, o tempo deve se tornar ensolarado nos próximos dias, com temperaturas mais elevadas durante as tardes. No entanto, as noites e madrugadas seguirão frias, com temperaturas caindo para abaixo dos 5°C, especialmente nas áreas de baixada das serras, podendo ficar próximo de zero.