Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque hacker tira do ar sistemas da prefeitura do Rio de Janeiro

    Invasão foi detectada na madrugada de segunda-feira; Empresa de informática tenta normalizar a situação

    Invasão foi detectada na madrugada de segunda-feira (15)
    Invasão foi detectada na madrugada de segunda-feira (15) Foto: Divulgação/Pixabay

    Thayana AraújoLucas Schroederda CNN

    Rio de Janeiro e São Paulo

    A prefeitura do Rio de Janeiro detectou um ataque hacker aos sistemas do município na madrugada de segunda-feira (16). O site oficial e os serviços do Carioca Digital foram suspensos de forma preventiva.

    Em nota, a prefeitura informou que a equipe do Iplan (empresa municipal de informática) trabalha para recuperar o datacenter municipal. Não há previsão para o restabelecimento do sistema.

    Na Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos pacientes e o Sisreg – programa de regulação de atendimento em unidades de saúde pública – não foram afetados, mas algumas unidades de saúde que funcionam com a rede do Iplan não puderam fazer a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação.

    Não houve suspensão de aulas em função do ataque hacker na rede municipal de ensino. Os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) estão com seus sistemas fora do ar para a realização de inscrição do CadÚnico. Já o Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi Rio operam normalmente.

    Ainda no comunicado, a prefeitura pede a compreensão da população e ressalta que os servidores do Iplan trabalham para que o sistema volta a sua normalidade o mais breve possível.