Auxílio gás, insegurança alimentar, chapa Bolsonaro-Mourão e mais de 28 de outubro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A aprovação da criação do auxílio gás na Câmara e a retomada do julgamento da cassação da chapa Bolsonaro-Mourão são alguns dos destaques da manhã desta quinta-feira, 28 de outubro de 2021.

CPI da Pandemia

Em entrevista à CNN, o presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz, disse ter sido alertado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de que a inclusão de deputados bolsonaristas como indiciados no relatório final da comissão “abriria um precedente”. Lira criticou a CPI e disse que ela não pode ser um “instrumento de inquisição”.

Bolsonaro-Mourão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma hoje o julgamento da cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão. Eles são acusados de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação na campanha presidencial de 2018. Por enquanto o placar do julgamento está 3 a 0 contra a cassação.

PEC dos Precatórios

A votação do PEC dos Precatórios foi adiada para 3 de novembro, segundo o relator, o deputado federal Hugo Motta, do Republicanos, da Paraíba. A discussão da proposta, considerada fundamental para a criação e a elevação do benefício do Auxílio Brasil, foi iniciada ontem.

Auxílio gás

A Câmara dos Deputados aprovou a criação do auxílio gás a famílias de baixa renda. O texto, que agora segue para sanção presidencial, estabelece que, a cada dois meses as famílias receberão um valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 quilos.

Fome

116 milhões de pessoas, mais da metade da população brasileira, vive com algum grau de insegurança alimentar. Ao menos 19 milhões estão passando fome, situação agravada pela pandemia e pela crise econômica do país. Os dados são de levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

Mais Recentes da CNN