Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    B3 lança programa para promover inclusão racial na diretoria de empresas

    À CNN Rádio, a gerente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3, Manuela Alves, explicou que mecanismo é “indutor de boas práticas”

    Preta Poupa Fest faz parte da programação do Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina
    Preta Poupa Fest faz parte da programação do Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina Pixabay

    Amanda Garciada CNNLetícia Vidica

    A B3, em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, lançou o Programa de Equidade Racial em conselhos.

    O projeto tem como objetivo ampliar a presença de pessoas negras em cargos de altas instâncias decisórias das companhias.

    Para isso, haverá 13 aulas ministradas por professores dos institutos, em uma turma de 30 alunos, para a capacitação em itens como Compliance e Ética.

    Um levantamento entre as 73 companhias que participaram do processo seletivo do ISE B3 em 2021 apontou que cerca de 80% dessas empresas responderam ter entre 0 e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria e C-level.

    À CNN Rádio, no CNN no Plural, a gerente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3 Manuela Alves afirmou que esses dados mostram a falta de representatividade.

    “Na B3, temos um ‘duplo chapéu’ de diversidade e inclusão, olhamos enquanto companhia; e, como Bolsa de Valores, induzimos o mercado com boas práticas.”

    O programa, segundo ela “é uma dessas respostas”, para atuar justamente como “indutor” dessa inclusão.

    “O mecanismo ‘pratique ou explique’ não é exigência, as empresas poderão se adequar mostrando na prática, com executivos minorizados dentro do conselho ou diretoria, ou mostram o plano de como chegarão lá.”

    Manuela destaca que “nos últimos anos o Brasil tem avançado na questão governança das empresas” e prova disso é esta iniciativa.

    Os 30 participantes da primeira turma foram selecionados a partir de indicações da B3, IBGC e Iniciativa Empresarial, como organizadores, e das empresas patrocinadoras do programa.

    *Com produção Isabel Campos