Bebê nasce em helicóptero no Amazonas: veja imagens
Parto emergência ocorreu em comunidade isolada no Tarumã, na zona rural de Manaus (AM)
- 1 de 4
Menina nasceu saudável e acolhida pelos policiais e equipe médica • Reprodução/ PC-AM
- 2 de 4
Menina nasceu saudável e acolhida pelos policiais e equipe médica • Reprodução/ PC-AM
- 3 de 4
Menina nasceu saudável e acolhida pelos policiais e equipe médica • Reprodução/ PC-AM
-
- 4 de 4
Menina nasceu saudável e acolhida pelos policiais e equipe médica
Uma mulher, de 42 anos, deu à luz dentro de um helicóptero que prestou socorro devido à dificuldade para sair da comunidade isolada no Tarumã, zona rural de Manaus. O caso ocorreu nesta terça-feira (5).
A aeronave era do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que foi solicitada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o delegado Rafael Montenegro, coordenador do Dioa, o caso foi marcante por se tratar de um parto dentro do helicóptero. “Nos deparamos com uma operação inédita, o neném nasceu dentro da nossa aeronave,” disse Rafael.
“Ultimamente, com essa seca extrema, temos sido muito demandados no socorro das populações que estão isoladas e com difícil acesso a alguns recursos. Felizmente, o Águia 01 tem se engajado na atividade e sempre executado com excelência”, afirmou João Coelho, tenente do Corpo de Bombeiros, que atua no Dioa.
Todos os estados do Amazonas estão em emergência devido à seca extrema que afeta a região. De junho até esta terça-feira (3), mais de 22 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). 2.485 incêndios foram na capital e 19.590 mil no interior do estado.
A médica Larissa Câmara, do Samu, contou que a realização do parto dentro da aeronave foi uma escolha de urgência. “Quando chegamos ao local, a paciente já estava em trabalho de parto avançado. Decidimos, então, realizar o parto ali mesmo, dentro da aeronave. Tudo correu bem, sem nenhuma complicação”, disse a médica.
“O bebê nasceu saudável, chorando, ativo e já mamando pouco depois. É uma menina. A mãe está bem” contou a médica. A criança e a mãe foram encaminhadas para o Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona centro-sul de Manaus.
*Sob supervisão