Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Blocos de carnaval desfilam pelas ruas do Rio de Janeiro mesmo com proibição

    Blocos foram proibidos em janeiro devido ao avanço dos casos da variante Ômicron do novo coronavírus

    Blocos de rua desfilaram no Rio de Janeiro no sábado (19) e domingo (20)
    Blocos de rua desfilaram no Rio de Janeiro no sábado (19) e domingo (20) Reprodução

    Bruna Carvalhoda CNNRafaella Balieiroda CNN*

    no Rio de Janeiro

    Ouvir notícia

    Desde a primeira semana de janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que os blocos de carnaval estão proibidos de desfilar pela cidade. Festas fechadas com a cobrança do comprovante da vacina contra a Covid-19 estão permitidas. Já o desfile das escolas de samba foram adiados para abril e serão realizados com uma série de restrições.

    Apesar de todas essas determinações, o fim de semana foi marcado pelo desfile de pelo menos dois blocos na cidade do Rio de Janeiro. Um deles aconteceu no sábado (19) no Centro da cidade. As imagens feitas pela CNN mostram um grupo de cerca de 200 foliões reunidos na Avenida Rodrigues Alves, próximo ao Museu do Amanhã. As imagens mostram também o trabalho de ambulantes junto com os foliões.

    No domingo (20), outro bloco desfilou também pelo Centro. A concentração foi na Praça da Cruz Vermelha. Segundo um folião que participou do evento, guardas municipais estiveram no local e acompanharam parte do percurso. Segundo ele, não houve nenhuma restrição.

    O anúncio da suspensão do carnaval foi feito pelo prefeito Eduardo Paes em uma live no dia 4 de janeiro. Na transmissão ao vivo, ele anunciou: “Acabei de ter, nesse momento, uma reunião com o pessoal dos blocos de rua, e a gente comunicou a eles que o Carnaval de rua, nos moldes que era feito até 2020, não acontecerá em 2022. Infelizmente, eu falo aqui como prefeito que gosta de Carnaval, como cidadão, e infelizmente a gente não pode fazer”.

    Em a relação aos blocos do fim de semana, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) informou em nota que monitora eventos irregulares, por meio do setor de inteligência, para que não haja transtornos na cidade e a Guarda Municipal atua na desmobilização desses eventos.

    No domingo, guardas municipais atuaram na desmobilização de um bloco no Centro do Rio, na Praça da Cruz Vermelha. Alguns integrantes se deslocaram para a rua da Carioca, ocupando um terreno, mas a Guarda Municipal atuou no local até a total dispersão do grupo.

    Na manhã do sábado, a SEOP disse que encaminhou uma equipe da Guarda Municipal para o Centro do Rio. Ainda de acordo com a secretaria, cerca de 100 pessoas estavam no evento, que foi desmobilizado pelos agentes por volta das 11h com diálogo e sem registro de incidentes.

    Apesar do posicionamento da prefeitura, as imagens que mostram os foliões e ambulantes foram feitas no sábado por volta das 16h próximo ao Museu da Manhã, no Pier Mauá.

    Mais Recentes da CNN