Brasília recebe 15 pacientes com Covid-19 transportados de Manaus

Com isso, já são 47 pessoas transferidas da capital amazonense para leitos de outros estados desde sexta-feira (15)

Juliana Elias,

da CNN Brasil, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Brasília recebeu na madrugada deste domingo (17) 15 pacientes transferidos de Manaus para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). 

Com estes, já são 47 pessoas transferidas da capital amazonense para leitos de outros estados desde sexta-feira (15)

Ambulâncias
Brasília recebeu na madrugada deste domingo (17) 15 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para o Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Foto: Divulgação (17/01/2021)

As transferências, feitas em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), estão sendo coordenadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de desafogar os hospitais de Manaus, que entraram em colapso com o aumento de casos de coronavírus no estado.

Ambulâncias
Equipes auxiliam na chegada de pacientes de Manaus à Base Aérea de Brasília
Foto: Divulgação (17/01/2021)

Os pacientes levados ao Distrito Federal pousaram na Base Aérea de Brasília às 3h e foram encaminhados ao HUB pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram usadas quatro ambulâncias tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e uma USA (Unidade de Suporte Avançado) com médico. 

De acordo com os Bombeiros, todos os pacientes estavam estáveis, conscientes e orientados. de acordo com boletim do governo do Amazonas, todos os 47 pacientes removidos de Manaus até agora estão estáveis e seguem em acompanhamento pelo estado.

Além do HUB, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) também já receberam pacientes. 

A rede de hospitais universitários federais, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, já disponibilizou no total 205 leitos em diversos estados para receber os pacientes vindos do Amazonas. As transferências continuam sendo feitas ao longo dos próximos dias.

Mais Recentes da CNN