Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cães de Jeff Machado são adotados; animais foram importantes para resolver caso

    O ator, encontrado morto na segunda-feira (22), era dono de oito cães da raça setter; o resgate dos animais abandonados na rua foi uma das evidências de que Machado estava mesmo desparecido

    O ator Jeff Machado e seus oito cachorros da raça setter.
    O ator Jeff Machado e seus oito cachorros da raça setter. Reprodução/ Instagram

    Fernanda PinottiNaira Ziteida CNN

    em São Paulo

    Os cães do ator Jeff Machado foram encaminhados para novos lares adotivos, segundo a ONG Indefesos. O ator, que foi encontrado na segunda-feira (22), morto e enterrado em um baú sob dois metros de concreto no quintal de uma casa no Rio de Janeiro, era dono de oito cães da raça setter.

    A ONG resgatou os dois primeiros cães em Paciência, no RJ, no dia 31 de janeiro deste ano. Por meio do chip dos animais, foi possível verificar que Jeff Machado era o tutor dos cães.

    A Organização chegou a conversar com alguém que se passava pelo ator e que disse ter deixado seus oito cachorros da raça setter com uma amiga enquanto estava em outro estado a trabalho. Dias depois, um homem que se apresentou como Giovani disse para a ONG que havia ajudado Machado a abandonar seus animais de estimação.

    O resgate dos animais foi importante para comprovar, em um primeiro momento, que Jeff estava realmente desaparecido, já que a família considerou improvável que o ator pudesse abandonar seus cachorros.

    A ONG Indefesos encontrou sete dos oito cães de raça pertencentes ao ator. Um deles morreu antes que pudesse ser resgatado – a cadela chamada Rita Lee – e outro morreu um dia depois de ser acolhido pela ONG – chamado Caetano.

    O veterinário André Meirelles, acionado pela Organização, cuidou dos cinco animais que sobreviveram. “Vinícius, Cazuza, Tim Maia, Elis Regina e Nando Reis, esses cinco cães estiveram comigo no espaço dentro de casa, porque são cães muito acostumados a ficar dentro de casa, no sofá”, explicou à CNN.

    Ele disse que os animais já foram adotados, para que possam continuar a vida em outras casas após a morte de Jeff Machado.

    “Depois deles terem feito os exames de sangue, banho, cuidados, pelo, tudo direitinho, nós marcamos. Eu como médico veterinário recebi no canil todos esses novos tutores, conversei com todos. Apresentei os exames, as datas que haviam sido vacinados e fomos então agraciados com a possibilidade de eles terem novos lares e a condição de poderem ter uma vida feliz.”

    Em nota, a ONG Indefesos prestou solidariedade à família e amigos do ator e, em especial, à mãe de Jefferson, Maria das Dores Estevão Machado.

    Entenda o caso

    Na quinta-feira (25), Maria das Dores disse que acredita que seu filho pode ter sido vítima de uma emboscada após uma falsa promessa de emprego em uma emissora de televisão.

    O corpo do ator foi encontrado com sinais de tortura dentro de um baú enterrado e concretado nos fundos de um imóvel em Campo Grande. De acordo com as investigações, a casa não pertencia ao ator e foi alugada um mês antes do crime.

    Agentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros chegaram ao local a partir da quebra de sigilo telefônico da vítima. Outra pista foram os cachorros de Jeff Machado, que tinham chips de identificação e foram abandonados na região do crime.

    “Com os cachorros abandonados e, como todos eram chipados, foi fácil de identificar. Todo mundo sabe que ele tinha um amor incondicional pelos cachorros”, disse o advogado Jairo Magalhães, que representa a família do ator.

    O caso está investigado como homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

    Os “filhos” de Jeff Machado

    Em uma publicação nas suas redes sociais de dezembro de 2022, um mês antes de ser dado como desaparecido, o ator postou uma foto dos oito cães no sofá de sua casa.

    “Atualizando a clássica foto dos meus filhos juntos no sofá de casa: Nando Reis (8 anos), Gilberto Gil (7 anos), Cazuza (6 anos), Tim Maia (2 anos), Elis Regina (4 anos), Vinícius de Moraes (8 anos), Caetano Veloso (7 anos) e Rita Lee (9 anos), todos Setters, minha versão cão”, diz a publicação.