Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Calor ganha força no Sul e termômetros no RS voltam a registrar 40ºC

    Nesta quarta-feira (2), risco de temporais acontece principalmente no Norte e Sudeste do Brasil, aponta Climatempo

    Estiagem e calor no Rio Grande do Sul.
    Estiagem e calor no Rio Grande do Sul. Divulgação/EBC

    Léo Lopesda CNN

    em São Paulo

    O Sul do Brasil voltou a sofrer com uma massa de ar quente e seco, que sobe as temperaturas na região e diminui as condições para chuva.

    Nesta quarta-feira, os termômetros gaúchos podem registrar mais de 40ºC. De acordo com a MetSul, as regiões oeste e noroeste do Rio Grande do Sul terão máximas que vão de 39ºC a 41ºC.

    Já nas regiões sul e leste do estado, o calor não terá o mesmo impacto por conta do ar frio litorâneo. A capital Porto Alegre pode registrar máximas entre 34ºC e 35ºC.

    A Climatempo destaca que os outros estados do Sul podem registrar chuvas ao longo do dia.

    “O sol aparece forte, mas pode chover de forma passageira no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no leste do Paraná, incluindo Curitiba. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro, norte e oeste do Paraná”, prevê a instituição.

    A MetSul indica que esse período de temperatura muito alta no Sul não será prolongado, como aquele visto no início do mês.

    “Diferentemente de janeiro não haverá uma bolha de calor se instalando sobre o Rio Grande do Sul e impedindo sistemas frontais de romperem o ciclo de alta temperatura”, aponta.

    A expectativa é de que uma frente fria traga chuvas para o Rio Grande do Sul e provoque queda de temperatura a partir de sexta-feira (4).

    Previsão para o resto do Brasil

    A frente fria – que provocou fortes chuvas em São Paulo ao se chocar com um corredor de umidade vindo do sul amazônico – avançou pelo Rio de Janeiro, e agora se encontra na altura do litoral do Espírito Santo.

    As áreas de instabilidade continuam espalhadas pelo Norte, Centro-Oeste e Sudeste brasileiros.

    Nesta quarta-feira (2), a Climatempo prevê céu com muitas nuvens e pancadas de chuvas com raios, principalmente à tarde e a noite, nestas regiões.

    Há previsão de chuva forte em 17 capitais e no Distrito Federal. São elas São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Belém, Macapá, Teresina, São Luís, Fortaleza, Natal e João Pessoa.