Calor sufocante no Brasil: veja dicas para amenizar as temperaturas
Onde de calor traz altas temperaturas e tempo firme; CNN lista dicas de como se refrescar em dias quentes
A previsão aponta que uma onda de calor sufocante atingirá a região Sudeste nesta semana, trazendo altas temperaturas e tempo firme, segundo a Climatempo.
Não deve chover em Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e na maior parte de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, no interior e na região metropolitana de São Paulo, muito sol e altas temperaturas, mas com condições de pancadas de chuva à tarde.
Na capital paulista, os termômetros devem passar de 32ºC.
Pensando nisso, a CNN reuniu algumas dicas para você se refrescar nesses dias com temperaturas mais altas. Veja abaixo:
Mantenha-se hidratado
Quando você está com calor e corado, hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, disse Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida.
A temperatura da água não importa, pois seu corpo vai aquecê-la, acrescentou. Se seu corpo está sofrendo com o calor e precisa se refrescar, não pode fazer isso sem umidade suficiente, pois o corpo se resfria com o suor.
Tome um banho frio
Tomar um banho frio ajuda a resfriar o corpo, diminuindo a temperatura central, disse Porter.
Para uma sensação extra, experimente o sabonete de hortelã-pimenta. O mentol no óleo de hortelã-pimenta ativa os receptores cerebrais que informam ao corpo que algo que você está comendo ou sentindo está frio.
Use panos frios no pescoço ou nos pulsos
Coloque um pano frio ou sacos de gelo em seus pulsos ou coloque-os em volta do pescoço para resfriar o corpo. Esses pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele, para que você esfrie mais rapidamente.
Use ventiladores
Coloque os ventiladores voltados para as janelas dos quartos em que você está passando o tempo para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio no interior.
Se o clima em sua área tende a cair entre 10 e 21 graus pela manhã e à noite, abrir as janelas de ambos os lados da casa durante esses horários pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado. Se você fizer isso, pode optar por usar ou não os ventiladores, mas os ventiladores ajudariam a resfriar a casa mais rapidamente, disse Porter.
O ar livre pode puxar o ar quente de sua casa, deixando uma temperatura mais baixa ou trazendo a brisa. Apenas certifique-se de fechar as janelas quando o sol sair e, em seguida, abri-las quando o tempo estiver frio novamente.
Apenas descansar perto de um ventilador também reduziria a temperatura do corpo.
Feche as cortinas ou persianas
Se você tiver janelas voltadas para a direção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas sobre elas para “evitar que o sol entre diretamente na casa e aqueça (o) interior”, disse Porter.
Você também pode instalar cortinas blackout para isolar a sala e reduzir os aumentos de temperatura que aconteceriam durante o dia.
Se você ligar o ar condicionado, não o deixe abaixo de 21 °C em um esforço para resfriar a casa mais rapidamente, disse Samantha Hall, diretora administrativa da Spaces Alive, uma empresa de pesquisa de design sediada na Austrália que ajuda a criar ambientes saudáveis e sustentáveis.
“Ele apenas corre por mais tempo para atingir essa temperatura e continuará até que você comece a sentir um pouco de frio e seja difícil de equilibrar”, acrescentou ela. Em vez disso, mantenha a temperatura da unidade o mais alta possível enquanto ainda estiver confortável.
Durma com lençóis respiráveis
O algodão é um dos materiais mais respiráveis, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite.
Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável ele é, disse Porter. Isso ocorre porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por metro quadrado.
Feche as portas dos quartos não utilizados
Se ninguém estiver usando uma sala que não tenha aberturas ou registros, feche a porta dessa área para manter o ar fresco confinado apenas às áreas ocupadas da casa.
Use o exaustor em sua cozinha e/ou banheiro
Acione o interruptor do exaustor em sua cozinha para puxar o ar quente que sobe depois de cozinhar ou no banheiro para extrair o vapor após o banho.
Instale lâmpadas econômicas
As lâmpadas incandescentes geram uma temperatura mais alta do que as lâmpadas LED. Para fazer a troca, observe as vendas de lâmpadas com baixo consumo de energia e, em seguida, substitua lentamente as lâmpadas em sua casa, disse Porter.
A troca de lâmpadas pode economizar dinheiro, mas não reduz muito o calor em casa, disse Hall. No entanto, se você se concentrar em trocar as lâmpadas nas áreas próximas, isso faria uma diferença mais perceptível, disse Porter.
Cozinhe pela manhã, ou fora de casa
O calor do forno pode se espalhar por toda a sua casa. Mantenha o calor centralizado em uma área. Ou cozinhe ao ar livre em uma grelha para manter o calor do lado de fora.
Desfrute de guloseimas congeladas
Comer um picolé ou sorvete para esfriar pode ajudar por um momento. Mas não exagere no açúcar se estiver superaquecido ou correr o risco de superaquecer, disse Porter.
“O açúcar aumentaria seu metabolismo e você começaria a se sentir internamente quente”, disse ele. “Portanto, o doce refrescante pode ser bom, mas o açúcar extra pode não ser.”
Pesquise o que seu estado oferece
Se você já tentou de tudo e ainda não consegue vencer o calor em casa, pode procurar online por programas locais que ofereçam condicionadores de ar sem dutos.
Dependendo do seu estado, alguns centros de resfriamento — instalações públicas com ar-condicionado onde as pessoas podem se aliviar durante o clima extremamente quente — podem estar abertos e tomando precauções para garantir que sejam o mais seguros possível. Você pode começar verificando com os escritórios de serviços públicos locais, pois eles saberiam quem está oferecendo determinados programas, recomendou Porter.
Veja mais: Cactos não resistem à onda de calor no Arizona
Veja os impactos das mudanças climáticas
- 1 de 19
Aumento das ocorrências de mudanças climáticas devido a ação do homem vem causando danos e eventos climáticos extremos • BC Wildfire Service/Reuters
- 2 de 19
Agentes da Defesa Civil em ação conjunta com equipes de resgate no entorno das casas da Vila Sahy, em São Sebastião, após fortes chuvas em fevereiro de 2023 • Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
- 3 de 19
Trabalhadores usam máquinas para reabrir a galeria pluvial que foi afetada na rodovia Rio-Santos (SP-55), em São Sebastião, após fortes chuvas no litoral de São Paulo • Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
-
- 4 de 19
Rastro de destruição causado pelas fortes chuvas, no bairro do Itatinga, região central de São Sebastião, em fevereiro de 2023 • Baltazar/Futura Press/Estadão Conteúdo
- 5 de 19
Incêndios no Canadá impactam em diversas regiões do mundo em julho de 2023 • Handout/Anadolu Agency via Getty Images
- 6 de 19
Fumaça ascende com incêndio em floresta no Quebec, Canadá • 12/06/2023Cpl Marc-Andre Leclerc/Canadian Forces/Handout via REUTERS
-
- 7 de 19
Floresta destruída pelo fogo na província de Nova Scotia, no Canadá • Erin Clark/The Boston Globe via Getty Images
- 8 de 19
Fumaça de queimadas no Canadá afeta qualidade do ar na cidade de Nova York, no final de junho de 2023 • Fatih Aktas/Anadolu Agency via Getty Images
- 9 de 19
Região afetada pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em julho de 2023 • Reprodução/Paulo Pimenta
-
- 10 de 19
Ciclone extratropical danificou casas e galpões no Rio Grande do Sul em julho de 2023 • Defesa Civil/RS
- 11 de 19
Imagem de destruição em Concórdia, em Santa Catarina, após passagem de ciclone em julho de 2023 • Defesa Civil
- 12 de 19
Turistas se refrescam em uma fonte em frente ao Panteão em Roma, Itália, em 14 de julho de 2023; Europa registrou recorde de calor • Riccardo De Luca/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 13 de 19
Seca provocou queda nos níveis de reservatório de água na Inglaterra • Christopher Furlong/Getty Images
- 14 de 19
Vista aérea mostra barco encalhado na represa La Boca devido a uma seca no norte do México, em Santiago • 08/08/2022REUTERS/Daniel Becerril
- 15 de 19
Caminhão passa por ponte em cima do reservatório de água Canelón Grande em meio a seca histórica no Uruguai, em maio de 2023 • 18/05/2023 REUTERS/Mariana Greif
-
- 16 de 19
Carro submerso em rua alagada por enchente no Kentucky • 28/07/2022Pat McDonogh/USA TODAY NETWORK via REUTERS
- 17 de 19
Homem observa seu carro preso na enchente no Kentucky, Estados Unidos • USA Today via Reuters
- 18 de 19
Projeto captura retrato aéreo de mais de 50 geleiras dos Alpes do Sul da Nova Zelândia em uma época semelhante a cada ano para rastrear como elas mudam • NIWA
-
- 19 de 19
Rio Yamuna, afluente do Ganges, atingiu o maior nível de sua história, inundando várias regiões • Money Sharma/AFP/Getty Images