Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Câmara aprova convite ao presidente da Funai para falar da situação dos Yanomamis

    Ainda não há data prevista para a audiência com o presidente da Funai

    Lideranças Yanomami e Ye'Kwana em manifestação contra o garimpo ilegal
    Lideranças Yanomami e Ye'Kwana em manifestação contra o garimpo ilegal Foto: Divulgação/Victor Moriyama/ISA

    Gabrielle VarelaLuciana Amaralda CNN

    em Brasília

    A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento, Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (18), um requerimento para que o Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, faça esclarecimentos sobre as declarações referente à violência sofrida pelo povo Yanomami e à presença do garimpo ilegal em terras Indígenas.

    A autora do requerimento, deputada Vivi Reis (PSOL-PA), defendeu o comparecimento de Marcelo Xavier devido à fala dele em coletiva, em 12 de abril, ao comentar a realidade da região, que enfrenta fome, doenças e situação insalubre. Ele disse que “da mesma forma os garimpeiros trabalham em condições insalubres e, portanto, também são vítimas como os indígenas yanomamis”.

    O presidente da Funai afirmou ainda, na mesma ocasião, que o problema na Terra Indígena se passa há mais de 30 anos e que seria culpa do presidente da Venezuela e de governos anteriores do Brasil.

    Xavier também defendeu que a solução para a crise seria a regularização do garimpo nestas regiões, o que viola os direitos do povo yanomami.

    Ainda não há data prevista para a audiência com o presidente da Funai.