Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Câmara aprova teto de ICMS para combustíveis, “super quarta” e mais de 15 de junho

    Deputados aprovaram texto-base de projeto que estabelece limite, mas ainda precisam analisar sugestões de mudanças ao projeto

    Da CNN Brasil

    A aprovação na Câmara dos Deputados do texto-base do projeto de lei que estabelece um teto para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, e a “super quarta”, na qual os bancos centrais do Brasil e Estados Unidos decidirão o grau de elevação de juros que realizarão, estão entre os destaques desta quarta-feira (15).

    Câmara aprova projeto que fixa limite para ICMS sobre combustíveis

    Um dia após a análise pelo Senado, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14), o texto-base do projeto de lei que estabelece um teto para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. No entanto, os deputados federais ainda analisam sugestões de mudanças ao texto.

    O texto aprovado com 348 votos a favor, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contém mudanças em relação ao aprovado pelos senadores.

    Contudo, o mecanismo que busca proteger e garantir os mínimos constitucionais à saúde, educação e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi mantido. Este item não constava no texto inicial aprovado pelo Senado, mas foi incluído ao final da sessão na Casa ontem.

    Os deputados federais ainda vão analisar mais possibilidades de alterações ao texto. A votação deve continuar nesta quarta-feira (15) após a sessão deliberativa no plenário ter de ser encerrada por causa de problemas técnicos no painel de votação.

    “Super quarta”: Brasil e EUA devem subir juros, com mercado focado em próximos passos

    Os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos decidem nesta quarta-feira (15) o grau de elevação de juros que realizarão. O foco dos investidores, porém, será nas sinalizações que aparecerão nos comunicados dessas autarquias após os encontros.

    Para investidores brasileiros, o dia é chamado de “super quarta”, já que as duas definições devem mexer com o mercado.

    A reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve terminará à tarde, por volta das 15h, enquanto a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central será divulgada a partir das 18h.

    Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, os juros devem subir 0,5 ponto percentual, uma aposta que foi reforçada com indicadores econômicos divulgados entre maio e junho.

    Por isso, especialistas consultados pelo CNN Brasil Business afirmam que o foco estará nos próximos passos desses ciclos de alta. Em relação ao brasileiro, sobre seu possível fim, e no caso norte-americano, sobre sua velocidade.

    PF prende outro suspeito de envolvimento no desaparecimento de dupla na Amazônia

    A Polícia Federal (PF) anunciou na noite desta terça-feira (14) que prendeu mais um suspeito de envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, que não são vistos desde o último dia 5 quando se deslocavam pela região do Vale do Javari, na região do município de Atalaia do Norte (AM).

    De acordo com a PF, Oseney da Costa Oliveira, 41 anos, foi preso temporariamente por suspeita de participação no caso junto com Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, que já está preso.

    A PF informou ainda que Oliveira está sendo interrogado e, na sequência, será encaminhado para audiência de custódia na Justiça em Atalaia do Norte.

    PF instaura inquérito para investigar ligação de Kalil com empresários de ônibus de BH

    A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito no início deste mês para apurar uma denúncia de que Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo de Minas Gerais, teria recebido doações não registradas de empresários ligados ao setor de transporte público da capital mineira.

    CNN teve acesso à documentação que deu base às investigações, que aponta que parte desses valores teriam sido aplicados na pré-campanha de Alexandre Kalil para o cargo de governador do Estado e também na pré-campanha de Adalclever Lopes, ex-secretário municipal de governo de Kalil, para o cargo de deputado estadual, ambas relacionadas ao pleito de 2022. A denúncia também menciona que parte dos valores recebidos teriam sido usados para a campanha em que Kalil se reelegeu prefeito de Belo Horizonte, em 2020.

    Pix atinge recorde de pagamentos em compras pela internet em abril, diz empresa

    Em abril, o número de pagamentos via Pix chegou a 11,5%, no comércio eletrônico, alcançando marca histórica desde a implementação do meio de pagamento instantâneo, em novembro de 2020. Em abril do ano passado, o Pix representava apenas 2,6% dos pedidos no comércio eletrônico.

    A participação do Pix em faturamento também segue em alta no varejo digital e representou 4% do faturamento total, no mesmo mês. O maior índice de 2022 e segundo maior da história, ficando somente atrás de dezembro de 2021, que apontou 4,2% – impulsionado pelas compras de Natal e fim de ano.

    O levantamento foi feito pela Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

    * Publicado por Léo Lopes