Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Capitais devem ter sinal 5G ampliado até final do mês, prevê Anatel

    Até o final de 2029, a agência planeja que as cidades tenham o sinal em funcionamento

    Quase 200 celulares de diferentes modelos com suporte ao 5G atualmente homologados se distribuem entre 22 fabricantes
    Quase 200 celulares de diferentes modelos com suporte ao 5G atualmente homologados se distribuem entre 22 fabricantes Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Guilherme Gamada CNN São Paulo

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê ampliar a quantidade de antenas 5G nas capitais dos estados e no Distrito Federal para o mínimo uma antena para cada 30 mil habitantes, até o final deste mês.

    Há dois anos no Brasil, a tecnologia tem sistemas implantados em mais de 800 cidades e com sinal ativo em pelo menos 589 municípios, com cobertura média de 45%.

    Cerca de 28 milhões de usuários têm celulares que permitem se conectar à internet 5G, segundo a agência. O número é três vezes maior que a quantidade de terminais ativos há um ano. O número de aparelhos homologados saltou de 13, em 2021, para 195, em 2024.

    Até o final de 2029, a Aneel quer que todas as cidades tenham o sinal em funcionamento. A expectativa é que a cobertura de 5G atinja 84% da população brasileira até 2030.

    A medida busca facilitar a inclusão digital e o acesso a serviços avançados, estimulando o crescimento econômico sustentável e a inovação em diversos setores​.

    A adoção do 5G pode adicionar aproximadamente 0,50% ao PIB do país anualmente, o que representa um valor de cerca de USD 41 bilhões até 2030, segundo estimativas da World Back.

    O acréscimo se dá aumento da produtividade, inovação tecnológica e novas oportunidades de negócios que devem vir com a tecnologia, principalmente em setores como manufatura, agricultura, saúde e transporte.

    A previsão é que o número de assinantes de 5G no Brasil alcance 179 milhões até 2030, com uma penetração de 77%​, segundo dados da agência.