Chuva coloca Rio em estado de atenção; vacinação drive thru pode ser cancelada

Esse é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam a capital fluminense

Chuva no Rio de Janeiro - 05/02/2021
Chuva no Rio de Janeiro - 05/02/2021 Foto: CNN Brasil

Mylena Guedes*, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A cidade do Rio de Janeiro está em estágio de atenção desde às 17 horas desta sexta-feira (5) por causa da forte chuva que atinge o município. Esse é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam a cidade ao afetar a rotina de parte da população.

Foi registrado chuva acima de 10 mm em 15 minutos e, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, este número, em pelo menos dois pluviômetros, corresponde ao critério meteorológico para a mudança de estágio. Antes, a capital fluminense estava em estágio de mobilização, desde a noite de quinta-feira. 

Caso a chuva forte a moderada permaneça, a vacinação contra Covid-19 nos postos drive thru será cancelada neste sábado, segundo anúncio feito pela Secretaria Municipal de Saúde. A decisão sobre o possível cancelamento vai ser divulgada a partir das 7 horas da manhã nas redes sociais da SMS. 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 2.544 raios na capital, das 14h até às 18h30 desta sexta-feira. Destes, 1.405 tocaram o solo, o que é considerado um número alto considerando o período registrado. A cidade registrou mais da metade dos raios de todo o estado, que teve 4.467 raios, sendo 2.529 tocando o solo. 

Em todas as regiões da capital foram registrados bolsões d´água, alagamentos ou quedas de árvore. Até às 18h30, 15 sirenes em nove comunidades foram acionadas pela Defesa Civil, diante dos riscos provocados pela chuva.  

Quem dependia do transporte público ficou prejudicado. O corredor Transoeste do BRT, por exemplo, teve um trecho paralisado, por conta de alagamento na via. Já o metrô Rio informou que, por problemas técnicos, a circulação de trens nas linhas 1 e 2 está irregular. Há mais de um mês não chovia de forma generalizada na capital.

Alterações também serão sentidas nas condições do mar fluminense. A Marinha do Brasil alertou que ondas de até três metros de altura podem atingir a orla da cidade até as 9 horas deste domingo (7). 

Mais Recentes da CNN