Chuva deixa Rio em estágio de atenção, e 32 sirenes são acionadas

Segundo meteorologista do Alerta Rio, há grande chance de chover na hora da virada do ano

Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro
Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro Cleber Rodrigues/CNN

Cleber Rodriguesda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A véspera do Réveillon no Rio foi marcada por muita chuva em toda a cidade. Na tarde desta quinta-feira (30), às 17h35, o município entrou em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco níveis. O motivo foi a chuva forte a muito forte, principalmente em pontos como Jacarepaguá e Recreio, na Zona Oeste da capital e Grande Méier, na Zona Norte.

Por causa do risco de deslizamentos e inundações, foram acionadas 32 sirenes em comunidades do município. Há registro de queda de árvore e pelo menos 20 bolsões d’água, deixando o trânsito lento em vários pontos. Às 18h, o congestionamento em toda a cidade chegou a 100 km, quase o dobro da média das últimas três quintas-feiras.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a capital fluminense só deixou o estágio de atenção às 21h20.

Segundo a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, o volume de chuva já era esperado e é consequência de um canal de umidade sobre a região Sudeste do Brasil.

“Esse canal mantém a umidade constante aqui no Rio e favorece a formação de núcleos de chuvas. Os núcleos mais intensos devem ocorrer hoje, além da madrugada e começo da manhã desta sexta-feira” disse à CNN.

Sobre a noite da virada na capital fluminense, Juliana avalia que há risco de chuva, mas de menor intensidade.

“Para amanhã (sexta), a gente tem previsão de chuva forte, principalmente na madrugada. Na parte da manhã de sexta, essa chuva começa a reduzir, passando a moderada. E, a partir da tarde, a chuva pode ser fraca a moderada. Então, na hora virada, a chance de estar chovendo é grande, mas sem previsão de chuva forte e apenas em alguns pontos da cidade”, concluiu.

Acumulado de chuva nesta quinta-feira (30) entre 13h30 e 20h15

Maiores acumulados em 15 minutos:

  • Anchieta – 20,0 mm (16h15)
  • Grajaú – 19,6 mm (18h45)
  • Grande Méier – 18,6 mm (18h30)

Maiores acumulados em uma hora:

  • Grajaú – 47,4 mm (19h00)
  • Alto da Boa Vista – 39,0 mm (19h15)
  • Anchieta – 37,6 mm (16h45)

Mais Recentes da CNN