Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas deixam 154 mortos no RS; mais de 82 mil pessoas foram resgatadas

    O número de municípios afetados é de 461

    Enchente na cidade de Eldorado do Sul (RS), na região metropolitana de Porto Alegre
    Enchente na cidade de Eldorado do Sul (RS), na região metropolitana de Porto Alegre Mauricio Tonetto/Secom - 09.mai.2024

    Bruno Laforéda CNN

    Chegou a 154 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O último balanço da Defesa Civil foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17). O número de municípios afetados é de 461.

    Segundo o relatório, o estado contabiliza 806 feridos e 98 desaparecidos. Ao todo, 2.281.830 pessoas foram afetadas, sendo que 540.192 estão desalojadas e 78.165 permanecem em abrigos.

    Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 82.666 pessoas e 12.108 animais.

    Veja o balanço completo:

    Equipes atuam em resgate

    Ao todo, de acordo com o governo do Rio Grande do Sul, há um efetivo de 27.688 pessoas atuando nos resgates. A ação conta com o apoio de 4.485 viaturas, além de 21 aeronaves e 289 embarcações.

    Nível do Guaíba

    Um levantamento do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, divulgado nesta quinta-feira (16), estimou que os cenários das previsões de chuva no Rio Grande do Sul indicam que os níveis do Lago Guaíba devem se manter acima da cota de inundação de 3 metros até o final do mês pelo menos.

    A estimativa considera a possibilidade de novas chuvas no estado.

    Assim, de acordo com o Instituto, as enchentes duradouras podem provocar uma redução lenta dos níveis abaixo dos 5 metros, que devem permanecer acima dos 4 metros até o início da semana que vem, mas o nível elevado da água pode ser prolongado a depender do volume das próximas chuvas.