Chuvas na Bahia, greve dos servidores da Receita Federal e mais de 27 de dezembro

5 Fatos, apresentado por Rafael Colombo, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Gabriel Fernedada CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Os estragos provocados pelas chuvas na Bahia e a greve dos servidores da Receita Federal estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 27 de dezembro de 2021.

Chuvas na Bahia

Chegou a 18 o número de mortos pelas chuvas na Bahia. De acordo com o governo estadual, mais de 430 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades, e 72 cidades estão em situação de emergência. Segundo o instituto nacional de meteorologia, as chuvas voltam a ganhar força na região entre segunda (27) e quarta-feira (29).

Sistema Cantareira

Sem chuvas suficientes, o Sistema Cantareira, no sudeste do Brasil, responsável por abastecer quase metade da Região Metropolitana de São Paulo, chegou neste domingo (26) ao menor nível para o mês em seis anos. Os reservatórios estão operando com 25% da capacidade total, número considerado “estado de restrição”, pela Companhia Estadual de Saneamento.

Greve de Servidores

Começa nesta segunda (27) a greve dos servidores da Receita Federal. De acordo com o Sindicato dos Auditores Fiscais, importações e exportações devem ser as áreas mais afetadas no país. A paralisação é uma reação ao orçamento de 2022, que tira recursos da área e impede o reajuste salarial da categoria.

Atualização do ConecteSUS

O aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, recebeu uma atualização na noite deste domingo (26) e parou de apresentar sinais de instabilidade. Parte da plataforma, que ficou 13 dias fora do ar neste mês após um ataque hacker, seguia indisponível para alguns usuários mesmo com a retomada dos dados na semana passada.

Feriados em 2022

Em 2022, a diminuição do número de feriados em dias de semana deve beneficiar o comércio. De acordo com a Confederação Nacional do setor, além de manter os estabelecimentos funcionando, os lojistas esperam gastar cerca de R$ 5 bilhões a menos do que em 2021 com o pagamento de funcionários.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

 

Mais Recentes da CNN