Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas na Bahia trarão consequências sanitárias terríveis, alerta epidemiologista

    À CNN Rádio, Paulo Lotufo expressou preocupação com doenças como a leptospirose e a dengue

    Estragos provocados pela chuva na Bahia, na região de Itajuípe
    Estragos provocados pela chuva na Bahia, na região de Itajuípe Amanda Perobelli/Reuters

    Amanda GarciaBel Camposda CNN

    São Paulo

    Ouvir notícia

    As enchentes que atingiram o sul da Bahia e que deixaram ao menos 24 mortos, além de ter afetado 629 mil pessoas, “trarão consequências sanitárias terríveis”, segundo alertou o epidemiologista Paulo Lotufo, em entrevista à CNN Rádio.

    “Depois dessas enchentes, temos aparecimento de doenças, como leptospirose, que é transmitida por ratos e tem uma letalidade relativamente alta, além disso estamos com temperaturas amenas, mas com aumento delas, há possibilidade de volta de casos de dengue e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, explicou.

    Lotufo destacou que a insegurança alimentar para as pessoas da região também preocupa, com a susceptibilidade a outros problemas de saúde. “Então estamos com a tempestade perfeita acontecendo.”

    Surto de gripe

    Paulo Lotufo ainda expressou preocupação com o surto de Influenza, com a variante H3N2 que, segundo ele, já está presente em praticamente todos os estados.

    “Felizmente estamos nas férias escolares, mas temos pessoas muito doentes, e a doença afeta mais jovens, crianças e gestantes”, disse.

    Fotos – Veja os danos causados pelas chuvas na Bahia

    De acordo com o epidemiologista, “todas as unidades no hospital da Universidade de São Paulo estão lotadas na emergência com casos de influenza.”

    Ele lembra que o mês de dezembro geralmente tem a enfermaria de pediatria vazia, já que as doenças respiratórias acontecem no inverno. “Agora estamos tendo a influenza A, até nos recém-nascidos, estamos numa situação muito difícil em termos de pressão dos sistemas de saúde.”

    Mais Recentes da CNN