Ciclone coloca RJ e SP em alerta para chuva intensa e ventos de 100 km/h

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões estão em alerta vermelho (grande perigo) para chuvas que podem passar de 100 milímetros ao dia

Da CNN Brasil, São Paulo
Partes de Rio e São Paulo em alerta de grande perigo para chuva por causa da formação de um ciclone  • Inmet
Compartilhar matéria

Um ciclone subtropical em alto-mar se formou entre São Paulo e Rio de Janeiro e deve provocar chuvas intensas nesta quinta-feira (15) nas regiões do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo, no sul fluminense e na região metropolitana do Rio de Janeiro. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões estão em alerta vermelho (grande perigo) para chuvas que podem passar de 100 milímetros ao dia. Também podem ocorrer rajadas de vento superiores a 100 km/h. 

Por causa do ciclone, a Marinha do Brasil também emitiu alertas para ressaca do mar com ondas que podem chegar 2,5 metros de altura, entre Santos (SP) e São João da Barra (RJ).

O alerta de ressaca tem início na madrugada desta quinta-feira (15) e vai até as 9 horas de sexta-feira (16).

No caso de ressaca, deve-se evitar o banho de mar; evitar a prática de esportes no mar; não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca; os pescadores devem evitar navegar neste período de ressaca.

Também deve-se evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia e não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente.

Publicado por André Rigue. Com informações da Agência Brasil.