Ciclone pode causar ventos de até 80 km/h nos litorais sul e sudeste do Brasil

Alerta vale para todo o domingo (23). No sábado, Praticagem de São Paulo registrou fortes rajadas no Porto de Santos

Inmet alerta para rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste
Inmet alerta para rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste Foto: Inmet/Reprodução

Tamires Vitorio e Giulia Alecrim, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e as defesas civis de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina emitiram alertas neste domingo (23) sobre a possibilidade de ventos de até 80km/h nas regiões Sul e Sudeste do Brasil por conta de um ciclone extratropical próximo ao Uruguai.

No sábado (22), a Praticagem de São Paulo relatou à CNN registro de rajadas até 108 km/h no Porto de Santos. Os registros aconteceram por volta de 6h40 da manhã.

Abaixo, dois vídeos enviados pela Praticagem de São Paulo à CNN com imagens da ventania no litoral paulista.

 

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o ciclone impulsiona a massa de ar frio e seco em direção ao litoral, o que impulsiona as rajadas.

Em São Paulo, o risco de ventos fortes (de 50 a 80km/h) fica mais centralizado em todo o litoral paulista. Segundo a Defesa Civil paulista, “novas informações podem ser acrescentadas ao alerta no decorrer do dia de hoje”.

No Rio Grande do Sul, existe também o alerta para chuvas com risco de queda de granizo, descargas elétricas e ventos em forma de rajadas de até 60km/h.

Proteção

A Defesa Civil de SP orienta que as pessoas não mexam com cabos de rede elétrica caídos; não se abriguem embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis e não pratiquem esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf.

 

Mais Recentes da CNN