Cidade de São Paulo apresenta proposta para desvio de cratera na Marginal Tietê
Também foi instituído um comitê de acompanhamento da situação, com recursos investigativos para apurar o que causou o desmoronamento
Uma proposta de rota de desvio para a cratera aberta na Marginal Tietê após o desmoronamento de obras do metrô, na terça-feira (1º), foi publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial do município de São Paulo, que também trouxe a criação de um comitê de apuração das causas do incidente.
Segundo a proposta, o motorista que trafega na pista local da Marginal Tietê sentido Ayrton Senna teria que desviar para a rua Aquinos na altura do desmoronamento, passar por uma nova via sugerida pelo plano e retornar à Marginal logo a frente.
Nesta quarta, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), autorizou que fossem tomadas "as providências necessárias para implementação, em caráter emergencial, dos planos viários de contingência apresentados", incluindo a "requisição administrativa de áreas privadas" que estiverem no caminho da futura nova via.
As estimativas de Nunes é que as obras para contenção do aumento da cratera e do vazamento do duto de esgoto, que invadiu obras da linha 6-Laranja do metrô, possam durar dez dias.
O rodízio de veículos está suspenso na capital até a sexta-feira (4), e há abertura total apenas da pista expressa até o momento.
O Diário Oficial do município também registrou a criação de um comitê executivo, formado junto às secretarias de Transportes Metropolitanos e Infraestrutura e Meio Ambiente, para "acompanhar a apuração dos fatos e responsabilidades relacionados ao acidente ocorrido nas obras da Linha 6– Laranja do Metrô, monitorar o cumprimento das providências necessárias e assegurar a transparência das medidas adotadas, com informação a toda a população".
O comitê está autorizado a avaliar danos causados pelo incidente e propor sugestões com outros órgãos, incluindo concessionárias privadas -- no caso da Linha 6-Laranja, a empresa responsável pelo consórcio de construção é a italiana Acciona.
O comitê deverá divulgar relatórios periódicos sobre o andamento dos trabalhos e, no fim, apresentar uma análise final "dos resultados das diligências e perícias produzidos e as providências realizadas".
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto; veja imagens e relembre histórico da construção • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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À CNN, o engenheiro civil Luís Otávio Rosa disse que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Esse processo permitirá, posteriormente, a retirada da água de esgoto que vazou no local para realização de inspeção de perícia • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera na pista local da Marginal Tietê após desmoronamento em obra da Linha 6-Laranja do Metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Desabamento em obra da Linha 6 - Laranja destruiu parte da pista local da Marginal Tietê na terça-feira (1º) • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve um rompimento de uma galeria de esgoto que causou inundação do túnel das obras do metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Não houve vítimas do acidente; dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada receberam atendimento • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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A concessionária Acciona, que constrói a linha 6-Laranja do metrô, disse que equipes e demais técnicos “estão no local para apurar os fatos” • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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João Doria, governador do estado, disse ter determinado "apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente" • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, a movimentação do solo causada pelas obras do metrô pode ter causado a instabilidade na galeria de esgoto • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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O acidente ocorreu na futura Estação Santa Marina. O desabamento causou transtorno no trânsito, o que resultou na interdição da Marginal Tietê; a pista expressa foi liberada posteriormente • ESTADÃO CONTEÚDO
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O então governador paulista Geraldo Alckmin durante início das obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja do Metrô, em 13 de abril de 2015. • Edson Lopes Jr/A2AD
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A Linha 6-Laranja do Metrô pretende ligar a região noroeste da cidade de São Paulo (Brasilândia) ao centro (São Joaquim). • Edson Lopes Jr/A2AD
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Obras da Linha-6 Laranja do Metrô, em São Paulo, em agosto de 2021.
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No dia 16 de dezembro de 2021, o governo de São paulo iniciou a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja – o chamado "tatuzão". • Governo do Estado de SP
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O governador João Doria acompanhou a inauguração do "tatuzão". "“As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo", disse Doria na época.
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