Cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais registram apagão

Perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia, segundo Enel

Anna Gabriela Costada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais registraram um apagão na noite deste sábado (18). Segundo relatos de moradores nas redes sociais, a falta de energia teve início por volta das 21h30. O fornecimento de luz foi restabelecido às 22h32, informou a concessionária Enel.

Uma falha na rede de distribuição de Furnas foi apontada como a causa da interrupção de energia nas cidades da Região dos Lagos e da Região Serrana, no Rio de Janeiro.

Em algumas regiões moradores chegaram a ficar uma hora e meia sem energia.  As cidades atingidas foram: Macaé, Vassouras, Cantagalo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarena, Rio das Ostras e Teresópolis.

“A Enel Distribuição Rio informa que uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia em parte da Região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis nesta noite. O fornecimento foi normalizado para todos os clientes às 22h32”, disse a concessionária por meio de uma nota.

Em nota, a Energisa informou que: “uma ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as Supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções de energia na noite de ontem, 18 de setembro.

A situação que impactou Nova Friburgo e 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21min, e a Energisa atuou de imediato para minimizar o problema aos seus clientes, conseguindo restabelecer o sistema de forma gradativa.

A situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h. A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as Supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência.”

A Furnas, entretanto, informa que as proteções atuaram corretamente para o isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. Sua equipe técnica iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora. A empresa está analisando as causas do ocorrido.

Mais Recentes da CNN