CNN Bicentenário: historiadores falam sobre a chegada da Família Real ao Brasil

Chegada da coroa portuguesa em 1808 teve "um significado imenso" para o processo de emancipação do Brasil, segundo a historiadora Lilia Schwarcz

Fabrício Juliãoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Em 22 de janeiro de 1808, a Família Real portuguesa chegou ao Brasil. O episódio simbólico na criação do país é lembrado pela historiadora Lilia Schwarcz, que explicou a importância da data para o processo de Independência.

“A vinda da Família Real em 1808 teve um significado imenso para o processo de emancipação brasileiro. A família vinha fugida da invasão napoleônica, e chega ao Brasil com uma perspectiva de ficar pouco tempo por aqui. Mas acabou ficando por muito tempo, de 1808 até 1821”, disse a historiadora.

Schwarcz contou que, como Dom João não poderia governar de Portugal, ele começa a criar condições para conseguir governar a partir do Brasil. A primeira medida para que isso acontecesse foi a abertura dos portos.

“Até então, o Brasil como colônia não poderia negociar livremente com outros países, pois sempre existia Portugal como intermediário”, lembrou a historiadora.

Após alguns anos, em 1815 a Família Real elevou a condição do Brasil para Reino Unido de Portugal e Algarves. “A partir dessa data, quem mandava no império português inteiro era o Reino Unido, e não mais a metrópole portuguesa”, disse Lilia.

Foi nessa época também que Dom João foi coroado, em tempos em que a guerra não estava mais estourando na Europa.

“Isso tudo fez com que o Brasil tivesse uma autonomia política que nenhuma colônia possuía. No momento que Portugal começou a pressionar para que o Brasil voltasse a sua condição de colônia, aí o processo de independência seria deflagrado”, explicou Schwarcz

“Um processo muito particular, porque foi liderado não por um revolucionário republicano, como no resto das Américas, mas por um imperador português”, completou.

Veja também a entrevista da historiadora Cecília Helena de Salles sobre o assunto:

Veja também a participação do historiador Álvaro Pereira do Nascimento falando sobre os impactos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil:

Mais Recentes da CNN