Cocaína é encontrada em casco de navio no Porto de Santos; embarcação tinha como destino a Espanha

Droga estava escondida em um compartimento da embarcação e foi localizada com a ajuda de mergulhadores

Mariana Grasso, da CNN*, São Paulo
PF apreende cocaína em embarcação que iria para a Europa  • Divulgação / Polícia Federal
Compartilhar matéria

A Polícia Federal apreendeu aproximadamente 114 kg de cocaína no casco de um navio no Porto de Santos, em São Paulo, na manhã deste sábado (24). A embarcação  tinha como destino a Espanha.

Os policiais localizaram a droga durante a inspeção do navio, que havia partido da Argentina e estava a caminho do país europeu. Na embarcação, os agentes encontraram um compartimento no casco onde a droga, embalada em cerca de 93 tabletes, estava escondida.

 

Durante a operação subaquática, iniciada ainda na sexta-feira (23), os agentes utilizavam um robô-submarino para monitorar os navios atracados no Porto de Santos. Ao decorrer da ação, o eletromecânico detectou os objetos estranhos grudados ao navio, o que levou as autoridades à descoberta da droga.

A operação contou com a participação de mergulhadores do Comando de Operações Especiais (COE), que encontraram os pacotes de pasta-base de cocaína aderidos ao casco da embarcação.

Realizada em parceria com a Polícia Militar, a ação faz parte de uma estratégia para identificar navios utilizados no tráfico internacional de drogas.

Todo o material apreendido foi encaminhado para análise pericial, e as investigações continuam para identificar os responsáveis pelo crime.

(*Sob supervisão de Marcos Guedes)

Tópicos