Com mais de 6 mil votos, casal de lontras recebe nome de canção da Legião Urbana

Eduardo e Mônica foram os nomes escolhidos para batizar as lontras recém-chegadas ao BioParque

Lontras recebem nome de Eduardo e Mônica
Lontras recebem nome de Eduardo e Mônica Bioparque do Rio/Divulgação

Isabelle Resendeda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Quem for visitar o BioParque do Rio de Janeiro, a partir deste fim de semana, vai poder conhecer o mais novo casal de lontras, batizadas de Eduardo e Mônica. Os nomes dos bichinhos foram escolhidos por meio de uma votação e a disputa foi acirrada. Foram mais de 6.300 votos. Os nomes Tom e Lola estavam na frente, mas ao final da votação, houve uma virada e os nomes Eduardo e Mônica foram os mais votados.

Quem contribuiu para a escolha certamente faz parte da geração cringe, que é fã de Legião Urbana e viu na escolha dos nomes uma oportunidade de homenagear a banda. Eduardo e Mônica é o título de uma canção composta por Renato Russo e lançada em 1986. A faixa conta uma história de amor entre Eduardo, um jovem de 16 anos, e Mônica, mais velha e já estudante universitária, sendo os dois bem diferentes um do outro.

A dupla de lontras chegou ao BioParque graças a um acordo de cooperação mútua com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para estudo e conservação da espécie. A espécie está ameaçada de extinção no estado do Rio, devido à deterioração de seu habitat e pela caça indiscriminada.

A votação aconteceu entre os dias 20 a 23 de setembro pelas redes sociais e os nomes foram revelados nesta sexta-feira (24) pela administração do parque.

Um novo conceito de zoológico

Administrado pelo Grupo Cataratas, que também opera no Rio de Janeiro o AquaRio e Paineiras Corcovado (vans oficiais de acesso ao Cristo Redentor), o BioParque é um novo conceito de zoológico, deixando de ter um caráter expositivo para se tornar um Centro de Conservação da Biodiversidade.

No local, há programas de educação e pesquisa para a conservação. Tudo isso feito em parceria com instituições de pesquisa e universidades brasileiras e internacionais.

O novo projeto assegura o bem-estar animal e alia educação ambiental ao conforto dos visitantes.

Mais Recentes da CNN