Comissão do Senado faz audiência em Petrópolis sobre tragédia das chuvas

Em mais uma etapa de apuração, senadores abordaram políticas públicas; relatório final sai na próxima semana

Jaqueline Frizon e Iuri Corsini, da CNN, Petrópolis
Comissão Especial do Senado realiza audiência pública em Petrópolis por efeitos da chuva.  • Jaqueline Frizon / CNN
Compartilhar matéria

A Comissão Temporária Externa de Petrópolis voltou à cidade imperial para debater impactos e repasses de recursos para a população que sofreu com as chuvas em fevereiro e março. A audiência pública foi presidida pelo senador Romário (PL-RJ). Também esteve presente o relator da comissão, senador Carlos Portinho (PL-RJ).

A redução da carga tributária dos comerciantes foi um dos assuntos tratados. A cota do IPTU foi prorrogada com cotas de fevereiro sendo cobradas em junho e de março em julho. A taxa de lixo ficou isenta. Também foi anunciado que mil casas vão ser distribuídas para famílias desabrigadas.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro estima que cerca de 100 mil trabalhadores foram impactados pelas tempestades. O Procurador Geral de Petrópolis, Miguel Luiz Barros falou na ocasião sobre as interdições e demolições.

"Hoje são mais de 8 mil requisições de laudos. Está sendo feita uma força tarefa na Defesa Civil para completar todos esses laudos, até porque são importantes para a construção do aluguel social. Assim que esses critérios objetivos forem concedidos, passaremos à demolição dos imóveis em área de risco para evitar de fato que essas pessoas retornem às suas residências."

A comissão é composta por sete titulares e dois suplentes. O último encontro foi virtual. Uma nova reunião está prevista. Ao final os membros vão ter um prazo de 30 dias para apresentar o relatório final. O temporal de fevereiro deixou 233 mortos, três pessoas ainda seguem desaparecidas.