Comissões da Câmara aprovam convite para ouvir ministro sobre apagão

Por se tratar de um convite, o ministro não é obrigado a comparecer às comissões; porém, há acordo para que ele participe de pelo menos uma delas

Mayara da Paz, da CNN, Em Brasília
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira  • Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

As comissões de Fiscalização e Controle (CFFC) e de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados aprovaram nesta quarta-feira (16) convites para que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, compareça aos colegiados para falar sobre o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal na terça-feira (15).

Por se tratar de um convite, o ministro não é obrigado a comparecer às comissões. Segundo o vice-líder Rubens Pereira Jr. (PT-MA), porém, há um acordo para que Silveira participe da CFFC.

Vídeo: Brasil teve cinco apagões graves dos últimos 24 anos

Além do ministro de Minas e Energia, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, também foi convidado pela CME.

As causas do apagão, que atingiu mais de 29 milhões de residências, ainda não foram detalhadas pelo governo federal.

Em coletiva na terça, Alexandre Silveira disse que a queda de energia nas 26 das 27 unidades da Federação foi causada por um "evento" no estado do Ceará e outro, ocorrido em outro local até então não detectado pelas autoridades.

O ministro ressaltou que o evento foi "extremamente raro" e não tem relação com a segurança energética do país.

Mais cedo, nesta quarta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, solicitou à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar as causas do apagão.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também foi acionada para investigar o caso.