Entenda o que é apagão, blecaute e racionamento de energia
Apagão atingiu todas as regiões do Brasil nesta terça-feira (15); ONS confirmou ocorrência na abertura da interligação Norte-Sul
- 1 de 8
Um apagão na manhã desta terça-feira (15) atingiu todas as regiões do Brasil
Crédito: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 2 de 8
Gráfico da Operador Nacional do Sistema (ONS) mostra queda no momento do apagão que atingiu o país
Crédito: Reprodução/Operador Nacional do Sistema (ONS) - 3 de 8
A queda de energia começou a ser registrado nos sistemas às 8h31; em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%
Crédito: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 4 de 8
Após o apagão, a linha 4-Amarela do metrô de São Paulo apresentou falha elétrica e problemas na circulação
Crédito: Reprodução/Twitter - 5 de 8
Portões fechados na estação de Brotas, metrô de Salvador
Crédito: Camila Tíssia - 6 de 8
Estação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte
Crédito: Marcello Pereira/Rádio Itatiaia - 7 de 8
Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, relataram problemas com energia elétrica, segundo dados da Aneel, imagens da cidade de Salvador
Crédito: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 8 de 8
Estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sofrem um apagão na manhã desta terça-feira (15). Moradores de mais de 20 estados como Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, relataram problemas com energia elétrica, segundo dados da Aneel, imagens da cidade de Salvador, BA
Crédito: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga e provocou um apagão que atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15).
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste.
O Ministério de Minas e Energia informou, às 10h51 desta terça-feira (15), que já houve retomada das cargas nos locais afetados pelo apagão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto Norte e Nordeste seguiam afetados.
Atualizando a situação, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse, por volta de 12h, que o Nordeste já recuperou 80% da carga perdida e a região Norte, mais de 40%.
“A gente deverá, em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado. Aí vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, de seus técnicos, as equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, afirmou Alckmin.
Diante do ocorrido, a CNN explica as definições e as diferenças entre os conceitos que ganharam as redes sociais com a falta de energia generalizada: apagão, blecaute e racionamento de energia.
- Apagão ou blecaute: interrupção total ou parcial do funcionamento do sistema elétrico
- Racionamento: medida que determina a redução do consumo de energia elétrica
O que é apagão?
Apagão, ou blecaute (abrasileirado do termo em inglês black out), é a interrupção total ou parcial do funcionamento do sistema elétrico. Por conta de alguma falha na transmissão, uma determinada região do país fica sem o fornecimento de energia — ou, como se diz popularmente, sem luz. Vem daí o uso do termo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divide as falhas no sistema elétrico em duas categorias: ocorrências e interrupções.
Uma ocorrência, como a que foi registrada nesta terça-feira (15), é um evento ou ação que faz o SIN operar fora das condições normais. Quando uma delas ocorre, a Aneel investiga as origens do problema, analisa as dificuldades verificadas no sistema e define medidas corretivas e preventivas para evitar que ela aconteça novamente.
Perturbações, segundo a agência, são caracterizadas pelo desligamento forçado de componentes do SIN. As consequências desse problema podem ser um corte de carga, o desligamento de outros componentes, danos em equipamentos ou violações de limites operativos.
O que é racionamento?
Racionamento, por sua vez, é uma medida imposta pelo governo que determina a redução do consumo de energia elétrica de uma parcela ou da totalidade da população, a depender do problema registrado no sistema.
Em geral, é adotado quando as autoridades compreendem que o fornecimento de energia não será suficiente para corresponder à demanda das pessoas, empresas e órgãos públicos. É, portanto, uma medida dura, que tem como objetivo evitar apagões por sobrecarga.
O mais famoso caso de racionamento de energia no Brasil ocorreu em julho de 2001, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época, FHC determinou a redução de 20% do consumo por nove meses em 16 estados e no Distrito Federal.
O país atravessava uma seca e também precisava lidar com problemas de atrasos de obras no sistema de transmissão e geração de energia no Brasil.
Vídeo — Ministério confirma apagão em pelo menos quatro regiões
Cinco apagões nos últimos 24 anos
O Brasil já teve alguns dos maiores apagões do mundo, como a interrupção no fornecimento para 90 milhões de pessoas em 2009, e episódios traumáticos, como o apagão que deixou quase todo o Amapá por dez dias sem luz.
- Amapá (2020)
Em 3 de novembro de 2020, a principal subestação do Amapá pegou fogo, afetando o fornecimento de energia em 13 dos 16 municípios do estado. Houve demora para o restabelecimento e caos nos serviços públicos. Quase 800 mil ficaram dez dias sem eletricidade.
- Brasil (2018)
Em 21 de março de 2018, todas as regiões do país foram afetadas por um apagão, que teve maior intensidade e duração no Norte e no Nordeste. Os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins foram os mais prejudicados.
O blecaute ocorreu por causa de uma falha na linha de transmissão ligada à usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga. No total, 70 milhões de pessoas foram afetadas.
- Nordeste (2011)
Uma falha em subestação localizada na divisa de Pernambuco com a Bahia deixou 47 milhões de pessoas sem luz em todo o Nordeste, à exceção do Maranhão, na noite de 3 de fevereiro de 2011. Foram várias horas de interrupção no fornecimento.
- Brasil e Paraguai (2009)
Na noite de 10 de novembro de 2009, houve falha de três linhas de transmissão provenientes da usina binacional de Itaipu. A queda brusca na demanda de energia ocasionou o desligamento automático de 20 turbinas da hidrelétrica, deixando quase 90 milhões de pessoas sem energia no Brasil e no Paraguai. Quatro estados brasileiros foram integralmente afetados. Cerca de 90% do país vizinho também ficou sem luz.
- Brasil (1999)
Um dos maiores blecautes da história foi registrado em 11 de março de 1999. Dez estados e o Distrito Federal ficaram sem fornecimento à noite. Ao todo, 76 milhões de pessoas foram afetadas.
Na época, o governo culpou um raio que teria atingido uma torre de distribuição em Bauru (SP). Depois, ficou comprovado que essa não era a causa. Apontou-se posteriormente a sobrecarga do sistema como motivo. Dois anos mais tarde, houve racionamento de energia em todo o país, exceto na região Sul.