Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comitê da Anvisa para varíola dos macacos, “megadividendo” da Petrobras e mais de 28 de julho

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (27), a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos)

    Petrobras
    Petrobras Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    CNN Brasil

    A criação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um “Comitê Técnico da Emergência Monkeypox” (varíola dos macacos), e a potencial aprovação pelo Conselho de Administração da Petrobras do pagamento de um “megadividendo” para os acionistas e, consequentemente para a União, estão entre os destaques desta quinta-feira (28).

    Anvisa anuncia criação de Comitê Técnico para emergência de varíola dos macacos

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (27), a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox (varíola dos macacos).

    Segundo a agência reguladora, atuação do grupo “permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a saúde pública”.

    O comitê deve integrar as áreas de pesquisa clínica, registro, boas práticas de fabricação e farmacovigilância, além de terapias avançadas, para diálogo com profissionais da saúde e a comunidade científica.

    “A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos de ensaios clínicos e discutindo com os desenvolvedores sobre ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergência de saúde pública”, explica o comunicado divulgado pela Anvisa.

    Conselho da Petrobras pode aprovar pagamento de “megadividendo” nesta quinta-feira

    O Conselho de Administração da Petrobras pode aprovar na manhã desta quinta-feira (28) o pagamento de um “megadividendo” para os acionistas e, consequentemente para a União. Os dividendos são as parcelas do lucro destinadas aos acionistas.

    O governo federal, que é sócio majoritário da estatal, tem direito a uma fatia de cerca de 37% do total de dinheiro distribuído, considerando também a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). As informações foram confirmadas à CNN por fontes do alto escalão da estatal.

    Essas fontes garantem que a empresa está em um dos seus melhores momentos financeiros e que, justamente por isso, não teria problema em distribuir recursos para os acionistas.

    A Fachin, Valdemar diz que PL rejeita tensão institucional e que atuará como bombeiro

    Em encontro de cerca de 40 minutos com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou não interessar à sigla a conflagração entre as instituições. O comandante do partido do presidente Jair Bolsonaro disse ainda que ele pretende atuar pela pacificação e fará movimentos para evitar o aumento da tensão entre os Poderes.

    A conversa entre Valdemar e Fachin acontece dias depois de o presidente promover um encontro com embaixadores para questionar a segurança das urnas eletrônicas. O presidente do PL, segundo relatos feitos à CNN, foi para o encontro com a intenção de dar caráter institucional à conversa e, acima de tudo, mostrar que pretende atuar como “bombeiro” na relação entre Bolsonaro e o Judiciário.

    Valdemar estava acompanhado do deputado Capitão Augusto, vice-presidente do PL. De acordo com relatos feitos à CNN, durante o encontro, o dirigente partidário também disse a Fachin que o PL vai participar do processo de fiscalização das eleições proposto pelo TSE e fez questão de destacar que já enviou ao tribunal os nomes que representarão o partido.

    Com adesão de ministros do STJ, manifesto pela democracia passa de 165 mil assinaturas

    Na noite desta quarta-feira (27), a Carta em Defesa da Democracia, de iniciativa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, recebeu a adesão de dois ministros do Superior Tribunal de Justiça: Rogerio Schietti e Sebastião Alves dos Reis Júnior. Ao todo, o manifesto conta com mais de 165 mil assinaturas.

    De acordo com os organizadores, o documento terminou esta quarta com um total de 165.422 signatários. Além dos ministros do STJ, também estão na lista de últimas adesões nomes como o da advogada Luciana Temer, filha do ex-presidente Michel Temer, do médico Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio Libanês, e dos atores Edson Celulari e Helio de La Peña.

    O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, voltou a dizer nesta quarta-feira (27) que respeita a Constituição e a democracia. Durante a convenção do Progressistas, em Brasília, ele afirmou que não precisa de “cartinha” para demonstrar seu apoio às instituições.

    Frente fria traz chuva e rajadas de vento a partir desta quinta (28), dizem meteorologistas

    Uma forte frente fria vinda da Argentina muda o clima no Sul e no Sudeste do Brasil a partir desta quinta-feira (28). O último fim de semana do mês deve ser de frio, chuvoso, com rajadas de vento e, em algumas partes da região Sul, há previsão de geada, segundo previsão da Climatempo.

    A frente fria que chega no Sul do país vem acompanhada de uma massa de ar polar intensa, o que impactará na temperatura de algumas regiões do país nos dias seguintes.

    Os meteorologistas preveem geada e a possibilidade de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Climatempo destaca que o pico de frio será no sábado (30), mas a sensação passa a ser amenizada a partir da próxima semana.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br