Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça Francisco, menino que subiu a rampa com Lula; “Representei as crianças pretas”

    Jovem atleta da zona leste de São Paulo foi convidado para ir à Brasília representar o povo brasileiro

    Duda Lopesda CNN

    São Paulo

    Começando o ano de maneira diferente e especial, Francisco Carlos do Nascimento e Silva fez parte do grupo de representantes do povo brasileiro na entrega da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

    Francisco de 10 anos é filho de uma assistente social e um advogado, mora em Itaquera, na zona leste de São Paulo e é torcedor do Corinthians, assim como o presidente. O garoto é nadador da equipe mirim do clube há três anos. Ele iniciou sua vida esportiva na Academia Dandy na região da Patriarca antes de chegar ao Corinthians. 

    Em entrevista à CNN, Francisco disse saber que fez parte da história.

    “Eu sabia que estava representando todas as crianças, as crianças pretas, o esporte, principalmente a natação, o Corinthians, a natação do Corinthians. Para mim foi muito especial. Representei as crianças negras que têm sonhos para realizar e que têm objetivos grandes”, disse o menino.

    Francisco ainda disse o que espera da atual gestão do Ministério do Esporte.

    “Espero que valorizem o esporte, principalmente a natação, que não recebe tanta atenção.”

    O pai do menino, o advogado Francisco, que deu seu nome ao filho, falou sobre a importância da natação na vida do garoto e também dos amigos do garoto, unidos pelo mesmo esporte.

    “A gente percebe pelo Francisco e pelos amigos dele, por exemplo na natação, a integração e a convivência deles. O crescimento, falando sempre sobre coisas positivas, sobre disciplina, treinamento. Isso ajuda a elevar o grau de consciência das crianças, uma participação coletiva em determinado esporte”, afirmou o pai, orgulhoso.

    / Arquivo Pessoal

    Em 2022, o menino Francisco terminou a 2ª etapa do Circuito Mirim Paulista com quatro medalhas, ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1ª região) nos 50 metros costas e até o momento soma 23 medalhas.  

    Ele e Lula se conheceram em dezembro, no Natal dos Catadores, evento organizado pela Associação Nacional dos Catadores, em São Paulo. O presidente recebeu uma cartinha feita pelo menino.  

    Quando soube que participaria do evento, Francisco assistiu ao filme “Lula, O Filho do Brasil” e se inspirou no petista para quem sabe um dia também ser presidente do Brasil. 

    Francisco escreveu na carta que as crianças acreditam no presidente e contou que viajou até Curitiba para o famoso “Bom Dia, Presidente Lula”, que já o viu jogar bola no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) há alguns anos e que estaria presente em Brasília, no dia posse.  

    / Arquivo Pessoal

    Após receber a carta o petista chamou o garoto para o palco e disse que gostaria de encontrá-lo novamente e abraçá-lo já com a faixa presidencial.  

    Deste dia em diante, Francisco e sua família mantiveram contato com a assessoria do Lula para que o garoto pudesse subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula e participar da entrega da faixa junto com outros representantes.