Covid-19, auxílio emergencial, ‘blackface’ e mais notícias de 9 de outubro

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Carol Nogueira

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O recorde de novos diagnósticos positivos do novo coronavírus no mundo e a fala de Bolsonaro sobre o fim do auxílio emergencial estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta sexta-feira, de 9 de outubro de 2020.

Covid-19 no mundo

A Organização Mundial da Saúde anunciou 350 mil novos da Covid-19 no mundo em 24 horas. Um recorde em meio da flexibilização da economia em vários países.

Auxílio emergencial

Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o fim do auxílio emergencial. Numa visita ao Pará, o presidente disse que o benefício não é para sempre e que é caro demais para a União.

Declaração de Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse hoje que se houvesse mais gado no Pantanal, o desastre provocado pelas queimadas seria menor. A senadores, ela afirmou que o boi é o bombeiro do bioma. Especialistas afirmam que medida é mito e não funciona.

Ricardo Salles

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, arquivou uma notícia-crime apresentada contra Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. O pedido se referia à declaração de Salles durante a reunião ministerial de abril, sobre “ir passando a boiada” em regras ambientais durante a pandemia.

Racismo 

Em São Paulo, a faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa instaurou uma sindicância para investigar o caso de um professor que simulou atendimento a um paciente no SUS, usando uma máscara preta. A prática, conhecida como “blackface”, é considerada racista. 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: Sinara Peixoto)

Mais Recentes da CNN