Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cristo Redentor completa 91 anos nesta quarta-feira (12)

    Estátua de 38 metros de altura é uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno e recebe cerca de 1,9 milhão de pessoas por ano

    Beatriz Puenteda CNN

    no Rio de Janeiro

    Uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno e símbolo do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor completa 91 anos nesta quarta-feira (12). Para celebrar a data, vários eventos são realizados desde o dia 9 até 22 de outubro.

    Nesta quarta, a Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, será realizada pela manhã, às 7h. Em seguida, haverá o tradicional bolo comemorativo, preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). Outras missas e terços estão programados para o decorrer do dia.

    Desde sua inauguração, o monumento recebe visitas de pessoas ilustres. O papa João Paulo II, Dalai Lama, Princesa Diana, Príncipe Charles e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama com sua família já estiveram no alto do Corcovado.

    Anualmente, cerca de 1,9 milhão de pessoas visitam o Cristo Redentor, entre brasileiros e estrangeiros. O impacto econômico da atração turística ultrapassa R$ 1,4 bilhão por ano, com arrecadação de R$ 192 mil em tributos.

    História

    O monumento, de 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares, começou a ser idealizado em 1859. O padre francês Pierre Marie Boss atuava como capelão na Igreja do Colégio da Imaculada da Conceição, em Botafogo, e observava o Morro do Corcovado da janela. De tanto olhar a vista, ele teve a ideia de construir uma grande estátua cristã.

    No entanto, a ideia só foi posta em prática em 1921 pelo Círculo Católico para celebrar o Centenário da Independência. Além do Corcovado, também foi estudada a possibilidade de colocar a estátua no Morro de Santo Antônio ou no Pão de Açúcar. Inaugurado em 1931, o Cristo levou cinco anos para ser construído e hoje é um dos cartões-postais mais conhecidos do Brasil.

    Construção

    Por estar no alto do Corcovado, o monumento foi projetado para resistir a ventos de até 250 km/h –uma média quatro vezes maior do que a registrada na época de sua construção. Ele suportaria até mesmo os ventos de um furacão de categoria 5, como o Katrina, que atingiu os EUA em 2005.

    Cada braço da estátua tem uma área de 88 m². A cabeça pesa 30 toneladas e o pé mede 1,35 m. Se fosse para usar sandálias, elas teriam que ser do tamanho 530.

    Também é possível observar um discreto coração no Cristo, uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus. Medindo 1,30 m, é a única parte do monumento que, revestida de pedra-sabão, é projetada para o interior da construção.