Data de início da CPI da Covid, vetos ao pacote anticrime e mais de 20 de abril

5 Fatos Manhã, apresentado por Elisa Veeck, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A data para o início da CPI da Covid-19, vetos do Congresso ao pacote anticrime e as expectativas para o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta terça-feira, 20 de abril de 2021.

CPI da Covid-19

A reunião que vai inaugurar os trabalhos da CPI da Covid-19 foi marcada para o próximo dia 27. Provável vice-presidente da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) construiu um roteiro que inclui mais de 60 requisições de documentos a diversos ministérios, secretarias e órgãos do governo federal. A proposta prevê ainda quase 20 frentes de investigação sobre o governo federal no combate à pandemia.

Pacote anticrime

O Congresso Nacional derrubou vetos do presidente Jair Bolsonaro ao pacote anticrime. Um dos dispositivos que voltam a valer é o que considera homicídio qualificado aquele cometido com uso de armas de fogo de uso restrito ou proibido.

Orçamento de 2021

Depois de muitas negociações entre o governo federal e o Congresso, o texto do Orçamento da União de 2021 foi aprovado com previsão de despesas fora do teto de gastos. Deputados e senadores deram aval para tirar da meta de resultado primário os gastos extraordinários utilizados no combate à pandemia e nos programas de manutenção de emprego e renda.

Cúpula do Clima

No discurso marcado para esta quinta-feira na Cúpula do Clima, o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar a ampliação do orçamento para o Ministério do Meio Ambiente, principalmente para as áreas de fiscalização. Além disso, o presidente vai reiterar os termos da carta encaminhada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como a promessa do fim do desmatamento ilegal até 2030.

Morre Walter Mondale

Morreu aos 93 anos, de causa não divulgada, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Walter Mondale. O democrata ocupou a vice-presidência entre 1977 e 1981, no governo de Jimmy Carter.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN