Declarações de Guedes, nova variante na Índia e mais da tarde de 25 de março

5 Fatos Tarde, apresentado por Evandro Cini, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

As declarações do ministro Paulo Guedes sobre a pandemia, a operação da Polícia Federal que investiga a tentativa de venda de vacinas fraudadas e a nova variante do coronavírus descoberta na Índia estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quinta-feira, 25 de março de 2021.

Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou nesta quinta-feira sobre o Plano Nacional de Imunização, o cumprimento dos prazos e também sobre a situação fiscal do Brasil. Ele admitiu que a pandemia atingiu em cheio os mais pobres. Guedes também disse que com a aprovação do orçamento da União, será possível antecipar benefícios para aposentados e pensionistas. Ainda hoje, Guedes recebe os empresários Luciano Hang e Carlos Wizard para discutir a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado.

Operação da PF

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira a operação Taipan. O foco é investigar as atividades de grupo suspeito de tentativa de venda de um suposto lote de vacinas fraudadas, com 200 milhões de doses, ao Ministério da Saúde.  O grupo fraudava as credenciais de um grande consórcio farmacêutico que distribui imunizantes.

‘Feriadão’ no RJ

No Rio de Janeiro, o “feriadão” de dez dias começa amanhã, sexta-feira (26). O governador em exercício, Cláudio Castro, determinou o fechamento das praias em todo o estado. Cidades turísticas da região dos Lagos e da região Serrana vão ter barreiras sanitárias para limitar os visitantes. Na capital, cartões-postais como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar vão ficar fechados.

Máscaras em aeroportos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou que todos os aeroportos do país adotem medidas contra a Covid-19. A partir desta quinta-feira , as regras para o uso de máscaras nos aeroportos ficam mais rígidas. Bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscaras por baixo não serão permitidos, assim como máscaras de acrílico ou de plástico transparente, e as que possuem válvula de expiração.

Nova variante na Índia

A Índia descobriu uma nova variante “duplo mutante” da Covid-19, enquanto o país luta para conter um aumento nos casos que estão gerando temores de uma segunda onda. “VOCs (variantes preocupantes) e uma nova variante dupla mutante foram encontrados na Índia”, disse o Ministério da Saúde do país em um comunicado na quarta-feira (24), acrescentando que “sequenciamento genômico e estudos epidemiológicos continuam a analisar a situação”.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN