Defesa Civil de Belo Horizonte emite alerta para “riscos geológicos” devido a chuvas

"Risco forte" é destacado para as regiões de Venda Nova, Pampulha e o Noroeste, Oeste e Centro-Sul da capital mineira

Nuvens chuvosas em Belo Horizonte, MG.
Nuvens chuvosas em Belo Horizonte, MG. Defesa Civil de Belo Horizonte

Giovanna Galvanida CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

A Defesa Civil de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, emitiu nesta sexta-feira (11) um alerta de possíveis riscos geológicos até a próxima terça-feira (15) em decorrência das chuvas previstas na cidade.

“Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, diz informe do órgão publicado nas redes sociais, com destaque de “risco forte” para as regiões de Venda Nova, Pampulha e o Noroeste, Oeste e Centro-Sul da capital mineira.

As pancadas de chuva poderão ser de um total de 20 a 40 milímetros “com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sábado (12)”, acrescentam.

As recomendações da Defesa Civil incluem máxima atenção a trinca nas paredes, água empoçando em quintais, rachaduras no solo e inclinação de postes ou árvores, entre outros.

Segundo o Climatempo, quase todo o Brasil tem condições para pancadas de chuva no decorrer desta sexta-feira, mas há previsão de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul no Sudeste.

Mais Recentes da CNN