Desabamentos de prédios em Rio das Pedras e na Muzema têm semelhanças

Um prédio desabou na comunidade Rio das Pedras nesta quinta (3); em 2019, dois edifícios construídos ilegalmente caíram na Muzema

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O desabamento de um prédio na comunidade Rio das Pedras, zona Oeste do Rio de Janeiro, mostra, mais uma vez, uma tragédia anunciada na cidade. Esta é a avaliação do analista de política da CNN Leandro Resende. 

Para o jornalista, é possível traçar um paralelo da tragédia com a queda de dois prédios construídos ilegalmente na comunidade da Muzema, em 2019. Naquela ocasião, 24 pessoas morreram. 

“Hoje, dois anos depois, a tragédia tem contornos bastantes semelhantes. É uma construção que fica numa área de mangue que, em tese, é de proteção ambiental, nos mesmos moldes que o prédio da Muzema. E o Rio das Pedras é onde a milícia do Rio atua há mais tempo, desde meados dos anos 70”, disse Resende.

“Nos últimos dez anos, a milícia diversificou os seus negócios e começou a ter essa exploração imobiliária irregular como uma fonte de renda importante. É um problema histórico do Rio, construções irregulares que são feitas sem o aval da prefeitura, sem os mínimos preceitos para poder erguer um prédio.”

Bombeiros tentam tirar vítimas sob escombros de prédio que desabou no Rio
Bombeiros tentam tirar vítimas sob escombros de prédio que desabou no Rio
Foto: Reprodução/CNN Brasil (03.jun.2021)

Publicado por Thâmara Kaoru

Mais Recentes da CNN