Dia do Astronauta: veja fotos capturadas no espaço de cidades brasileiras

Data da comemoração foi escolhida em homenagem à Missão Centenário, que levou o primeiro astronauta brasileiro ao espaço

Renata Souzada CNN*

em São Paulo

Ouvir notícia

“Ao infinito e além!”, diria o icônico astronauta Buzz Lightyear, da franquia de filmes Toy Story (1995). E é lá do espaço que astronautas apreciam a vista do planeta e registram imagens impressionantes de diversos países.

Para comemorar o Dia do Astronauta, celebrado neste domingo (9) no Brasil, reveja imagens capturadas no espaço de cidades brasileiras. 

A data foi escolhida em homenagem à Missão Centenário. Em 2006, a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos), levou o primeiro astronauta brasileiro – atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes – ao espaço. 

De lá para cá, o Brasil não participou de mais nenhuma missão tripulada. Apesar disso, a AEB mantém os trabalhos de exploração por meio de outras atividades, como experimentos com sondas e foguetes. 

No cenário internacional, muita coisa aconteceu desde que o primeiro ser humano foi lançado ao espaço, em 1961.

Recentemente, o programa Artemis I, da Nasa, que estava com lançamento previsto param novembro, foi adiado para pelo menos até fevereiro. A missão não tripulada marcará o primeiro passo da agência espacial norte-americana para o retorno de humanos à Lua.

Após o voo da Artemis I, a Artemis II será uma missão tripulada que irá sobrevoar a Lua. Já a Artemis III irá levar os astronautas para a superfície lunar, levando pela primeira vez uma mulher e uma pessoa negra. O calendário de lançamento das próximas missões depende da Artemis I.

No último ano, os milionários Jeff Bezos, dono da Blue Origin, e Elon Musk, da SpaceX, inauguraram uma nova categoria de saídas da órbita terrestre: o turismo espacial. 

Para o futuro, os cientistas trabalham para desenvolver tecnologia suficiente para enviar, algum dia, um astronauta a Marte

*Sob supervisão de Rafaela Lara

Mais Recentes da CNN