Dois coordenadores do Enem entregam os cargos às vésperas do exame

Inep vem sofrendo diversas baixas a poucos dias da aplicação do Enem

Basília Rodriguesda CNN

Em Brasília

Ouvir notícia

Dois coordenadores gerais do Inep diretamente ligados ao Enem pediram demissão. Eduardo Carvalho, coordenador de Exames para Certificação e Hélio Junio Rocha Morais, coordenador da Logística da Aplicação, que também tinha atribuição de fiscal de contratos, apresentaram ofícios de exoneração para deixarem os cargos.

Além do Enem, Carvalho e Morais também eram responsáveis por procedimentos de outras provas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), entre outros.

A CNN obteve os pedidos de exoneração pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), base de dados públicos. Como a coluna divulgou, o instituto vem sofrendo diversas baixas a poucos dias da aplicação do Enem.

O Enem ocorre nos dias 21 e 28 deste mês.

Servidores reclamam de má gestão e que são vítimas de assédio moral e intimidação. A CNN tentou falar diretamente com o presidente do Inep, Danilo Dupas, que não respondeu ao contato. Também a assessoria de imprensa do instituto ignorou os pedidos de informação.

Áreas sensíveis do instituto estão sem chefia, como o departamento de Tecnologia da Informação, que perdeu o comando há algumas semanas. O mesmo ocorreu há quase dois meses com o cargo de diretor da área de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) – que continua vago.

Mais Recentes da CNN