Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em São Paulo, Poupatempo faz mutirão para renovação de CNH neste sábado (23)

    Todas as unidades do estado ficarão abertas até as 13h; é necessário agendar o atendimento

    Nova CNH estará disponível no mutirão do Poupatempo
    Nova CNH estará disponível no mutirão do Poupatempo Lidiana Cuiabano/Detran-MT

    Anna Gabriela Costada CNN

    em São Paulo

    O Poupatempo realiza neste sábado (23) um mutirão para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todas as unidades do estado de São Paulo. O serviço será destinado a motoristas que tiveram o documento vencido entre maio e junho de 2021 e precisam regularizar a situação até o fim deste mês.

    O atendimento será encerrado às 13h. Clique aqui para verificar os endereços e os horários de abertura de cada uma das unidades. No total, são 164 postos em diversas cidades do estado de São Paulo.

    No total, são mais de 9.300 vagas destinadas ao serviço de renovação do documento. A ação também ocorrerá no próximo sábado (30). Os documentos solicitados a partir de agora serão emitidos no novo modelo da CNH pelo Detran-SP.

    O Poupatempo informa que o comparecimento presencial é obrigatório. Entretanto, um agendamento prévio deve ser feito pelos canais eletrônicos do serviço, pelo aplicativo ou totens de autoatendimento.

     

    Renovação simplificada

    Os documentos que já estão vencidos, mas que não têm dados a serem alterados, como endereço ou nome, por exemplo, podem ser atualizados de forma online.

    “A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios”, informa o Poupatempo.

    Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.

    O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos.

    “Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada”, diz o Poupatempo.

    Como renovar a CNH

    Para renovar a CNH, basta acessar o portal ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços, depois CNH, e em seguida Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

    Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

    Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

    O motorista irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado.

    Novos prazos

    Devido à pandemia de Covid-19, o Detran-SP prolongou o prazo de renovação de carteiras de motorista vencidas em 2020 e 2021. Com a alteração, as datas para renovação do documento ficam assim:

    • mai/21 e jun/21 – renovação até julho de 2022;
    • jul/21 e ago/21 – renovação até agosto de 2022;
    • set/21 e out/21 – renovação até setembro de 2022;
    • nov/21 e dez/21 – renovação até outubro de 2022.