Enem 2020: acaba hoje o prazo para o pagamento da taxa de inscrição

Valor da inscrição é R$ 85 e pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios

Cerca de 300 mil inscritos ainda precisam realizar o pagamento para garantir a participação no Enem 2020
Cerca de 300 mil inscritos ainda precisam realizar o pagamento para garantir a participação no Enem 2020 Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Jéssica Otoboni,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O prazo para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 acaba nesta quarta-feira (10). O procedimento precisa ser feito por todos os inscritos que não se enquadram nos perfis isentos.

Para pagar, a pessoa deve acessar a Página do Participante e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor da inscrição é R$ 85 e pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

Assista e leia também:
MEC prevê maior queda de recursos desde 2018 e Enem corre risco para 2021
Ex-ministros da Educação discutem declarações de Weintraub e adiamento do Enem
USP, Unicamp e Unesp aguardam data do Enem para decidir se adiam vestibulares

No início de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar por 12 dias o prazo para o pagamento da taxa. Segundo o órgão, a medida foi determinada para evitar que os inscritos tivessem prejuízos em meio à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social.

O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação das provas, informou que o Enem 2020 – que pode ser realizado entre dezembro e janeiro – recebeu 6,1 milhões de inscrições. Cerca de 300 mil inscritos ainda precisam realizar o pagamento para garantir a participação no exame. Aproximadamente 4,8 milhões de participantes se enquadram nos perfis de isenção da taxa.

Mais Recentes da CNN