Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2023: O que pode e o que não pode levar no dia da prova?

    É obrigatório apresentar um documento oficial com foto; versões digitais como e-Título, CNH Digital e RG Digital também serão aceitas

    Alunos podem ser desclassificados caso usem itens proibidos durante a prova
    Alunos podem ser desclassificados caso usem itens proibidos durante a prova Shutterstock | Brenda Rocha

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Começa neste domingo (5) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A prova é cheia de regras que, se não forem respeitadas, podem causar a eliminação do candidato e fazer com que a maratona de 11h30 de exame, somando os dois dias, seja em vão.

    Um dos principais pontos de atenção é justamente os materiais que não podem ser levados para o local de provas ou não podem ser usados durante a aplicação do exame. A CNN preparou uma lista completa dos itens que são essenciais para a prova e do que é vetado pelas regras do Enem.

    Veja abaixo:

    O que pode levar para o Enem?

    Documento original com foto

    São aceitos os seguintes documentos:

    • Cédulas de identidades, expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
    • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
    • Carteira de Registro Nacional Migratório;
    • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
    • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
    • Passaporte;
    • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também incluiu as versões digitais com foto (e-Título, CNH Digital e RG Digital) na lista dos documentos válidos para identificação do participante. No entanto, somente serão aceitos os documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais; prints e capturas de tela estão vetadas.

    Em caso de perda, a pessoa que presta o exame pode apresentar um boletim de ocorrência de até 90 antes do primeiro dia de provas e se submeter a uma coleta de suas informações pessoais. Também precisarão passar pelo processo de identificação especial as pessoas que apresentarem documentos oficiais rasurados ou inelegíveis.

    Canetas

    É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, com tubo transparente. Canetas com tinta de outras cores podem comprometer a leitura óptica do gabarito da prova, usado para checar quais e quantas perguntas o participante acertou e, portanto, determinar sua nota no exame.

    Cartão de Confirmação de Inscrição

    É facultativo e aconselhável que o participante leve consigo o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nele constam informações sobre o local de prova, como o endereço e a sala, a língua estrangeira escolhida pela pessoa no momento da inscrição e os horários relevantes, como a abertura e fechamento dos portões e o início e o término da prova.

    Lanches

    O participante pode levar alimentos para consumir durante a prova. A principal aposta são os alimentos leves e que ajudam a repor energia, como barrinhas de cereais e chocolates. É permitido levar garrafas de água para o exame, desde que ela seja transportada em uma garrafa transparente e sem rótulo. Tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.

    Máscaras e álcool em gel

    A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19, e outras doenças respiratórias, está submetido às determinações de cada estado e município. O uso é obrigatório, a menos que as legislações locais liberem. Os participantes podem levar consigo álcool em gel para higienizar as mãos.

    O que não pode levar?

    Ao entrar na sala, o participante recebe um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador do exame onde devem ser colocados todos os itens que ele não pode usar durante a prova. São eles:

    • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
    • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
    • Livros, manuais, impressos, anotações;
    • Protetor auricular;
    • Relógio de qualquer tipo;
    • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
    • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
    • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
    • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

    O envelope deve ser colocado embaixo da carteira da pessoa que faz a prova, com os aparelhos eletrônicos desligados.

    Também é proibido entrar com bebidas alcoólicas, usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco no local de provas.

    Veja também: Inscrições de pretos, pardos e indígenas no Enem não retomam a patamares pré-pandemia