Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2024: População do RS terá isenção da taxa de inscrição

    Segundo o Inep, todos os moradores do Rio Grande do Sul serão beneficiados com a medida, e não somente aqueles que foram afetados pelas chuvas

    Bandeira do Rio Grande do Sul em meio a destroços da tragédia
    Bandeira do Rio Grande do Sul em meio a destroços da tragédia Gustavo Mansur/Palácio Piratini

    Fábio Munhozda CNN

    Em São Paulo

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (27) que os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

    A medida foi tomada por causa das consequências das chuvas que atingiram o estado entre o fim de abril e o mês de maio e que deixaram 169 mortos e 56 desaparecidos. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas em território gaúcho. Cerca de 580 mil indivíduos estão desalojados e 55,8 mil foram para abrigos.

    O Inep informa que a isenção será concedida para todos os moradores do Rio Grande do Sul, e não somente para aqueles que foram afetados pelas enchentes.

    Ainda segundo o Inep, os candidatos residentes no Rio Grande do Sul terão um prazo de inscrição prolongado em relação aos demais. O calendário, porém, ainda não foi divulgado. Porém, mesmo com o prazo diferenciado, os moradores do estado também poderão se inscrever no período regular normalmente.

    Abertura das inscrições

    O período de inscrições para o Enem 2024 foi aberto nesta segunda-feira e vai até o dia 7 de junho. As inscrições são feitas exclusivamente por meio da Página do Participante.

    A taxa é de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo pagamento acaba no dia 12 de junho. Quem optar por pagar por Pix deve utilizar o QR code exibido no boleto.

    Os candidatos que tiveram pedidos aprovados para isenção da taxa não estão automaticamente inscritos. Por esse motivo, precisam fazer a inscrição normalmente para que possam fazer a prova.

    Os candidatos que tiveram pedidos aprovados para isenção da taxa não estão automaticamente inscritos. Por esse motivo, precisam fazer a inscrição normalmente para que possam fazer a prova.

    Veja o cronograma do Enem 2024

    • 26/05 a 07/06: período de inscrições
    • 12/06: fim do prazo para pagamento da taxa de inscrições
    • 03/11: Primeiro dia da prova do Enem 2024
    • 10/11: Segundo dia de prova do Enem 2024
    • 20/11: Divulgação do gabarito
    • 10 e 11/12: Reaplicação das provas
    • 13/01/2025: Divulgação do resultado