Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem demanda que estudante saiba fazer pausas para descanso, diz professor

    À CNN Rádio, o coordenador do Grupo Educacional Etapa, Edmilson Motta, afirmou que, como a prova é longa, os inscritos precisam administrar o tempo e o desgaste físico e psicológico

    Os estudantes terão 5h30 para entregar esta primeira avaliação e precisam aprender a administrar esse tempo
    Os estudantes terão 5h30 para entregar esta primeira avaliação e precisam aprender a administrar esse tempo Arquivo/Agência Brasil

    Ricardo Gouveiada CNN

    em São Paulo

    A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada no próximo domingo (5), com 45 questões de linguagem e outras 45 de ciências humanas, além da redação.

    Os estudantes terão 5h30 para entregar esta primeira avaliação e precisam aprender a administrar esse tempo, aconselha o coordenador do Grupo Educacional Etapa, Edmilson Motta.

    “Ninguém consegue ficar cinco horas focado, isso não existe. A pessoa precisa introduzir na estratégia de prova dela momentos de pequenos descansos”, afirmou em entrevista à CNN Rádio.

    Edmilson Motta orienta os estudantes a parar de hora em hora para comer e até mesmo levantar para ir ao banheiro em algum momento, “nem que seja só pelo descanso”.
    Outra boa estratégia, na visão do coordenador do Etapa, é pular questões que parecem bastante complexas, para não desperdiçar tempo.

    Além disso, é fundamental, neste primeiro dia de Enem, já ler o tema da redação assim que abrir o caderno, “para você já ir pensando e achar repertório durante a prova”, orienta. “Não deixe para o final, senão você perde o pé da redação”.

    E se bater um nervosismo no meio do exame, a orientação é parar por “cinco minutos para retomar seu equilíbrio. Tomar uma água, ir ao banheiro, respirar um pouco é muito melhor do que entrar naquele ciclo de ‘ai, meu Deus’”.

    Nesta edição do Enem, estudantes reclamaram da distância dos locais de prova. Como muitos não conseguiram ser realocados, mais do que nunca, a dica é sair cedo de casa para evitar dar de cara com os portões fechados, “talvez até bem cedo mesmo porque o trânsito fica caótico” em algumas cidades.

    Os portões dos locais de prova abrem às 12h (no horário de Brasília) neste domingo (5) e serão fechados às 13h.

    Os estudantes têm até às 19h para entregar os exames neste primeiro dia, enquanto no domingo seguinte (12), o encerramento ocorrerá às 18h30.

    Veja também: Senado inclui quilombolas na lei de cotas em universidades federais

    Com produção de Bel Campos.