Entidades pedem para Fachin intimar Castro sobre mortes em ação no Jacarezinho

Em nota sobre a operação, o governo do Rio de Janeiro lamentou as mortes e disse que a ação foi pautada e orientada por um longo trabalho de inteligência

Basília Rodrigues, da CNN
Compartilhar matéria

O PSB e diversas entidades, como a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e a Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes Carentes), pediram, na tarde desta sexta-feira (7), para o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), intimar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para que ele comprove a "absoluta excepcionalidade" que permitiu a realização da ação policial que terminou com 25 pessoas mortas no Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense, nesta quinta-feira (6). 

Em nota sobre a operação, o governo do Rio de Janeiro lamentou as mortes e disse que "a ação foi pautada e orientada por um longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação, que demorou dez meses para ser concluído".

O pedido é para intimar também os responsáveis pela Polícia Militar, Polícia Civil e Procuradoria de Justiça do Rio de Janeiro. Além disso, solicita que o Ministério Público Federal (MPF) seja instado a apurar o crime de desobediência, por supostamente ter sido descumprida decisão do STF que, desde o ano passado, restringiu as operações policiais durante a pandemia.

Operação policial deixou pelo menos 25 mortos
Operação policial deixou pelo menos 25 mortos nas proximidades da estação Jacarezinho
Foto: Vanessa Ataliba/Zimel Press/Estadão Conteúdo

 

As entidades avaliam que o nome escolhido para a operação foi um "deboche". A ação policial foi intitulada de "Exceptis", que significa "Exceção". Para os signatários do pedido, isso demonstra "verdadeiro deboche ante à decisão de restrição de operações policiais durante a pandemia".

O texto, que também é assinado por coletivos que representam a periferia, observa que a operação matou mais do que cumpriu as ordens de prisão usadas para justificar a ação. Dos 21 mandados, apenas três teriam sido cumpridos e outros três procurados foram mortos. 

"Ou seja, foram mais de oito mortes para cada mandado de prisão cumprido", ressalta o pedido. "As imagens e relatos recolhidos pelos peticionários incluem cenas atrozes de corpos estirados em meio às ruas e vielas da favela, agentes desfazendo as cenas de crime, paredes marcadas de sangue, e até mesmo o registro de um jovem negro morto recostado sobre uma cadeira com a mão inserida em sua boca", diz trecho do pedido.

Assinam o texto também o Conselho Nacional de Direito Humanos (CNDH), Conectas Direitos Humanos, Movimento Mães de Manguinhos, Associação Redes de Movimento da Maré, entre outros.

Entidades pedem para Fachin intimar Castro sobre mortes em ação no Jacarezinho | CNN Brasil