Escola tem pombo em decomposição e infestação de ratos, e é interditada no litoral de SP
Aulas foram suspensas até 11 de setembro, e vigilância sanitária deverá fazer laudo da situação
Uma escola municipal em Cubatão, litoral de São Paulo, foi interditada na quarta-feira (30) após um pombo em decomposição ser encontrado na caixa d’água e ratos infestarem a cozinha da unidade.
O caso foi relatado à Vigilância Sanitária do município, mas nada teria sido feito a respeito, segundo denúncia à Promotoria de Justiça do município feita pela mãe de um estudante da Unidade Municipal de Ensino (UME) João Ramalho, Leliane Brandão, e da conselheira tutelar Vivian Gregório.
Inicialmente, as aulas foram suspensas na unidade por precaução da equipe docente desde a terça-feira (29). Mas, na quarta (30), seguindo recomendação do Ministério Público, elas foram suspensas até 11 de setembro pela Prefeitura de Cubatão para que um laudo seja elaborado pela Vigilância Sanitária.
Apesar disso, a prefeitura nega que exista qualquer tipo de infestação animal na unidade escolar e disse que a situação é pontual.
A gestão municipal também disse que foi acionada pela escola apenas para verificar a caixa d’água, que estaria destampada por ação do vento. O equipamento foi trocado por outro mais resistente, com vedação de rosca, segundo a prefeitura.
A prefeitura também diz que a unidade já está recebendo outras adequações necessárias e melhorias, sem detalhar quais,
Sobre a suspensão das aulas, a Secretaria de Educação do município afirma que não haverá prejuízo do conteúdo pedagógico porque as aulas serão repostas de acordo com as necessidades de cada turma.
A prefeitura não se pronunciou outra recomendação do MP, que incluem relocação dos estudantes em outras unidades escolares, garantindo a eles o transporte escolar.